30 de janeiro de 2008

On the move

Depois de alguns azares próprios de dias 13, tipo a minha máquina fotográfica ter morrido para sempre de paralisia cerebral, eu ter sido picada por uma abelha no pé que me impediu de andar bem e termos perdido o ônibus da noite para Salvador, estamos de volta à estrada no dia seguinte.
Mas até houve nisto uma grande vantagem... é que levámos o maravilhoso café da manhã da D. Eulina dentro da barriga...




Saímos da Chapada e voltamos ao sertão baiano. A vegetação à escassa, a paisagem amarela, há cactos (“daqueles que deitam sangue quando são apertados"), passamos por caminhões e quando chegamos às povoações as pessoas estão sentadas em frente às casas sem portas.



A viagem de 6h é longa e a estrada de Feira de Santana a Salvador é particularmente má. É esburacada e o ônibus transforma-se numa batedeira gigante.

De volta estão também as favelas até à beira da estrada. À nossa frente viaja um policial que antes de sair veste o colete à prova de bala.

Uma semana depois de chegarmos ao Brasil, estamos de volta a Salvador e a caminho das praias do Nordeste. Ainda não sabemos para onde vamos. Depois de alguma deliberação decidimos apanhar o 1º ônibus que sair em direcção ao Norte.
Não tem nada que enganar.

2 comentários:

Anónimo disse...

vamos la ver onde foram parar...
gosto do chão, nem um pedacinho de alcatrão...

Lou* disse...

Isso é que foi azar...
Mas essas praias soam-me bem.
O colete é que assusta um bocado. Puxa-nos para a realidade desse país.