26-Agosto-2008
Estamos quase de regresso a casa por isso hoje não temos pressa.
Levantamos mais tarde, tomamos o pequeno almoço no hostel e saímos em direcção à baía do Sorgeto, uma zona de nascente de águas termais quentes que se misturam com as águas frias do mar.
BUS até Panza e depois descemos a pé uns 15min até à baía.
Fiquei fascinada. As águas eram as tais azul turquesa cristalina com rochas por baixo.

Há algumas pessoas mas não excessivamente. Escolhemos a nossa rocha e sentamos. Reparamos que também há pessoas sentadas em rochas dentro de água, e a água larga vapor. É mesmo água quente. Há um anúncio de “CUIDADO” pois em alguns pontos está mesmo a ferver... experimentamos com a ponta do dedo e *autch* escalda. Há gente a cozer ovos dentro de pocinhas... demais.
Penso em como isto deve ser bom no inverno...


Mais à frente a água do mar mistura-se e nós mergulhamos. Há uma ponte que serve para os taxi-boats atracarem e para as pessoas entrarem com cuidado dentro de água, há muitas rochas... mas assim que entramos e ficamos sem pé é magnífico. Vêem-se todos os peixinhos a passar por baixo dos nossos pés.

Decidimos almoçar antes da caminhada de 20min a subir de novo até à paragem do BUS... e debaixo do Sol a pique.
Há ali um restaurante mesmo à beira das rochas.. e é o único por isso todas as mesas ainda que vazias estão reservadas. Mas nós temos sorte.
É tudo muito descontraído, os empregados andam de fato de banho, as bruschettas são excelentes... É verão!
Depois do almoço subimos a rua de volta a Panza e damos a volta à ilha de BUS para ver as vistas. O interior é muito humilde mas muito simpático.

O final de tarde é na praia Citara. Pomos a toalha à sucapa numa “esquina” entre duas raças de espreguiçadeiras que custam 20€/dia. E estão cheias!
O pôr do Sol, esse é de borla para todos.


Como é da praxe, no último jantar bebemos vinho branco e ficamos horas à conversa.
Despedimo-nos das ilhas... Ouve-se uma boa selecção de música do mundo, na TV passa o “Gladiador”... mesmo a calhar... amanhã vamos para a cidade eterna.