24 de março de 2009

Castelo Rodrigo






Fiquei encantada com a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.
As aldeias históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, e como o próprio nome indica têm grande importância histórica.
A zona fronteiriça é especialmente rica em aldeias históricas... e quem passa por aqui agradece.

Normalmente destacam-se pela sua arquitectura defensiva/militar (muralhas) e desenvolvem-se junto a fortalezas ou castelos.

Consta que Castelo Rodrigo costumava ser um ponto de passagem dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Há quem diga que por aqui pernoitou o próprio S. Francisco de Assis.
Isso já não sei...
Só sei que se fosse eu pernoitaria na Casa da Cisterna, absolutamente o sítio para aproveitar Castelo Rodrigo.

ventos de Trás-os-Montes #2







Mais um apeadeiro abandonado... e uma linha de comboio desactivada.
Mas porquê?
A paisagem é absolutamente de tirar o fôlego. Faz-me pensar que se calhar devia ir mais "pra fora cá dentro".

Figueira de Castelo Rodrigo


23 de março de 2009

ventos de Trás-os-Montes #1









Alguém quer vir acampar aqui?
Fica mesmo atrás dos montes...

Penedo Durão





Freixo-de-Espada-à-Cinta






Quando era miúda achava que esta terra não existia... não podia, com este nome. Era uma terra inventada.
Mais tarde quando qualquer coisa vinha desta terra significava sempre que vinha de "muito longe"...
E mais recentemente aprendi que aos presidiários que recebiam a amnistia era-lhes permitido viver em liberdade se viessem para Freixo-de-Espada-à-Cinta, dada a localização remota da cidade.

Pois eu adorei Freixo-de-Espada-à-Cinta.
É difícil entender o estatuto de cidade uma vez que não passa de uma aldeia perdida no tempo mas o percurso de carro ao longo do rio até aqui é maravilhoso e as vistas daqui não deixam nada a desejar.
Adorei Freixo-de-Espada-à-Cinta e o seu sentimento de estar fora do mundo.

Ainda bem que afinal existe!

Douro Internacional








Parece que aqui Portugal é maior.
A aldeia de Mazouco empoleirada na encosta é um reino de paz e silêncio.
Chegam-nos apenas os murmúrios de uma velhota de dentro da pequena igreja...

Encontrámos uma gravura rupestre cá em baixo ao pé do rio. À distância parece o desenho de uma criança mas quando nos aproximamos vemos a profundidade dos sulcos cravados na pedra... até podemos tocar-lhe...
O cavalo de Mazouco olha para o outro lado do rio onde os habitantes da aldeia dizem existir um tesouro...

... só é pena que seja já em Espanha...

train lunatic @ Carviçais




19 de março de 2009

Amendoeiras







"Diz a lenda que um príncipe mouro se apaixonou por uma princesa do norte da europa e vieram viver para Trás os Montes.
Com o passar do tempo o príncipe apercebeu-se da tristeza crescente da princesa sempre que chegava o Inverno.
"Tenho saudades da neve", dizia.

Mas o príncipe teve uma ideia. Decidiu descer até ao Algarve de onde trouxe um pé de amendoeira que plantou em Trás os Montes.
Para que apartir daí a princesa pudesse ver um mar de branco sempre que chegasse o Inverno e assim se lembrasse da sua terra."

18 de março de 2009

Torre de Moncorvo





É tempo de amendoeiras em flor!
O ponto de partida, Torre de Moncorvo, fica a 4h30 de distância de Lisboa, quase no fim do Norte de Portugal.