26 de março de 2009

Trancoso




Trancoso era uma terra de judeus.
Nas ombreiras de algumas portas vêem-se cruzes toscas escavadas na pedra. Era o sinal da Inquisição que demonstrava o facto de "aquela casa ter sido convertida à verdadeira fé".

Um habitante famoso de Trancoso, chamava-se António Bandarra, sapateiro, poeta e profeta. Consta que aqui profetizou o fim do império português, tendo sido por isso perseguido pela Inquisição. Conseguiu pena leve, por intermédio do povo. Era um poeta popular

O que é certo é que pouco depois da sua morte, deu-se a Batalha de Alcácer Quibir de onde não regressou o nosso D. Sebastião.
E o império português passou a ser o reino de um espanhol.

25 de março de 2009

Pinhel




Porque adoramos castelos...

um Burro fotogénico







... encontrei este burrito no verde das muralhas do Forte de Almeida... fartou-se de posar para mim!

Almeida









Na rota das Aldeias Históricas... visitámos Almeida, famosa pelos prolongados cercos que suportou entre os sec XIII-XIX.
O seu ex-libris é o forte em forma de estrela de 12 pontas...
... A mim encantaram-me os números pintados por cima das portas.

24 de março de 2009

Castelo Rodrigo






Fiquei encantada com a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.
As aldeias históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, e como o próprio nome indica têm grande importância histórica.
A zona fronteiriça é especialmente rica em aldeias históricas... e quem passa por aqui agradece.

Normalmente destacam-se pela sua arquitectura defensiva/militar (muralhas) e desenvolvem-se junto a fortalezas ou castelos.

Consta que Castelo Rodrigo costumava ser um ponto de passagem dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Há quem diga que por aqui pernoitou o próprio S. Francisco de Assis.
Isso já não sei...
Só sei que se fosse eu pernoitaria na Casa da Cisterna, absolutamente o sítio para aproveitar Castelo Rodrigo.

ventos de Trás-os-Montes #2







Mais um apeadeiro abandonado... e uma linha de comboio desactivada.
Mas porquê?
A paisagem é absolutamente de tirar o fôlego. Faz-me pensar que se calhar devia ir mais "pra fora cá dentro".

Figueira de Castelo Rodrigo


23 de março de 2009

ventos de Trás-os-Montes #1









Alguém quer vir acampar aqui?
Fica mesmo atrás dos montes...

Penedo Durão





Freixo-de-Espada-à-Cinta






Quando era miúda achava que esta terra não existia... não podia, com este nome. Era uma terra inventada.
Mais tarde quando qualquer coisa vinha desta terra significava sempre que vinha de "muito longe"...
E mais recentemente aprendi que aos presidiários que recebiam a amnistia era-lhes permitido viver em liberdade se viessem para Freixo-de-Espada-à-Cinta, dada a localização remota da cidade.

Pois eu adorei Freixo-de-Espada-à-Cinta.
É difícil entender o estatuto de cidade uma vez que não passa de uma aldeia perdida no tempo mas o percurso de carro ao longo do rio até aqui é maravilhoso e as vistas daqui não deixam nada a desejar.
Adorei Freixo-de-Espada-à-Cinta e o seu sentimento de estar fora do mundo.

Ainda bem que afinal existe!