26 de março de 2009
Penedono
Em Penedono atingiu-se -quanto a mim- uma espécie de climax em termos de arquitectura militar/medieval, ou seja, de castelos.
O seu castelo empoleirado na rocha é uma autêntica referência que se vê a muitos quilómetros de distância.
Não se percebe onde acaba a rocha e começa o castelo. Fiquei absolutamente rendida a todos os seus recortes e sombras e qualquer coisa de envergonhada por pensar "Nem sabia que se fazia disto em Portugal!"
Achei que lá em cima no meio dos torreões, qualquer rapariga poderia perceber o que sentiu a Rapunzel...
Foi em Penedono que viveu o "Magriço" Álvaro Gonçalves Coutinho, cujos feitos cavaleirescos permanecem devidamente imortalizados n'Os Lusíadas, mas isso já é outra história.
Trancoso
Nas ombreiras de algumas portas vêem-se cruzes toscas escavadas na pedra. Era o sinal da Inquisição que demonstrava o facto de "aquela casa ter sido convertida à verdadeira fé".
Um habitante famoso de Trancoso, chamava-se António Bandarra, sapateiro, poeta e profeta. Consta que aqui profetizou o fim do império português, tendo sido por isso perseguido pela Inquisição. Conseguiu pena leve, por intermédio do povo. Era um poeta popular
O que é certo é que pouco depois da sua morte, deu-se a Batalha de Alcácer Quibir de onde não regressou o nosso D. Sebastião.
E o império português passou a ser o reino de um espanhol.
25 de março de 2009
24 de março de 2009
Castelo Rodrigo
Fiquei encantada com a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.
As aldeias históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, e como o próprio nome indica têm grande importância histórica.
A zona fronteiriça é especialmente rica em aldeias históricas... e quem passa por aqui agradece.
Normalmente destacam-se pela sua arquitectura defensiva/militar (muralhas) e desenvolvem-se junto a fortalezas ou castelos.
Consta que Castelo Rodrigo costumava ser um ponto de passagem dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Há quem diga que por aqui pernoitou o próprio S. Francisco de Assis.
Isso já não sei...
Só sei que se fosse eu pernoitaria na Casa da Cisterna, absolutamente o sítio para aproveitar Castelo Rodrigo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)