25 de junho de 2009

Pinhais do Interior













Isto sou eu nos intervalos de um trabalho de campo...
... e sem querer parecer muito "geek", alguém tinha dúvidas porque chamam Obras de Arte às pontes... ?

thank god pelos céus encarnados ao final da tarde

17 de junho de 2009

Olhares

Para além deste blog, ando também a deixar ganhar pó a minha máquina fotográfica!


Mas re-organizei recentemente a minha galeria no Olhares.





by the way... Adoro Lisboa no mês de Junho

26 de março de 2009

Marialva






Conta-se que o Rei de Portugal, D. Afonso II terá doado esta povoação em 1217 à sua apaixonada, D. Maria Alva.

É uma boa povoação... tem um bom pôr do Sol.

Penedono








Em Penedono atingiu-se -quanto a mim- uma espécie de climax em termos de arquitectura militar/medieval, ou seja, de castelos.
O seu castelo empoleirado na rocha é uma autêntica referência que se vê a muitos quilómetros de distância.

Não se percebe onde acaba a rocha e começa o castelo. Fiquei absolutamente rendida a todos os seus recortes e sombras e qualquer coisa de envergonhada por pensar "Nem sabia que se fazia disto em Portugal!"

Achei que lá em cima no meio dos torreões, qualquer rapariga poderia perceber o que sentiu a Rapunzel...

Foi em Penedono que viveu o "Magriço" Álvaro Gonçalves Coutinho, cujos feitos cavaleirescos permanecem devidamente imortalizados n'Os Lusíadas, mas isso já é outra história.

Sernancelhe




É mesmo verdade que foi aqui que nasceu o Marquês de Pombal?

Trancoso




Trancoso era uma terra de judeus.
Nas ombreiras de algumas portas vêem-se cruzes toscas escavadas na pedra. Era o sinal da Inquisição que demonstrava o facto de "aquela casa ter sido convertida à verdadeira fé".

Um habitante famoso de Trancoso, chamava-se António Bandarra, sapateiro, poeta e profeta. Consta que aqui profetizou o fim do império português, tendo sido por isso perseguido pela Inquisição. Conseguiu pena leve, por intermédio do povo. Era um poeta popular

O que é certo é que pouco depois da sua morte, deu-se a Batalha de Alcácer Quibir de onde não regressou o nosso D. Sebastião.
E o império português passou a ser o reino de um espanhol.

25 de março de 2009

Pinhel




Porque adoramos castelos...

um Burro fotogénico







... encontrei este burrito no verde das muralhas do Forte de Almeida... fartou-se de posar para mim!

Almeida









Na rota das Aldeias Históricas... visitámos Almeida, famosa pelos prolongados cercos que suportou entre os sec XIII-XIX.
O seu ex-libris é o forte em forma de estrela de 12 pontas...
... A mim encantaram-me os números pintados por cima das portas.