29 de julho de 2009

novos inquilinos


Pois a família não pára de crescer... nomeadamente a secção de 4 patas.

Infelizmente só um deles se mexe à velocidade adequada para conseguir ser captado pela minha máquina "muito limitada"



7 de julho de 2009

ventos do Cambodja #1

Esta semana comprei a National Geographic e colei mais um mapa na parede (Estou a pedi-las... qualquer dia perguntam-me se penso que trabalho numa agência de viagens!)

Tem uma mega reportagem sobre o rise & fall do império khmer no Cambodja. Como isso aconteceu devido à imensa água que alaga a região sazonalmente, qual deus sagrado e maldito.


Existem vários apontamentos a explicar a mitologia hindo-budista que encontramos esculpida nas paredes do complexo de Angkor.

As apsaras -espíritos femininos de grande beleza- nasceram da espuma da água do mar de acordo com a lenda hindu.
Estas que são uma espécie de reencarnação oriental das ninfas gregas vão cantando e dançando para alegrar os deuses e mortais que alcaçaram o paraíso. Existem 1700 apsaras esculpidas nas paredes do Angkor Wat... Vimos algumas... por aqui e por ali.





A Naga é uma serpente da água com várias cabeças e deu à costa para proteger Buda enquanto ele meditava junto a um lago sem se aperceber de uma tempestade que se avizinhava.
Uma protecção no mínimo assustadora...


Mas os meus preferidos são as caras gigantes de Lokesvara, um bodhisatva altruísta que adia a reencarnação definitiva como um ser iluminado para proteger todos os seres que andam pela Terra.

São tudo recordações.
Mas daquelas que estão longe de se transformarem numa película fina de pó sobre um album de fotografias.

máquina fotográfica

Pus na cabeça que está na hora de tirar um curso de fotografia.
Pois acontece que fui informada para o facto de a minha máquina fotográfica ser "muito limitada"...


... Pois eu acho que para algumas coisas ainda vai dando para o gasto.

25 de junho de 2009

Pinhais do Interior













Isto sou eu nos intervalos de um trabalho de campo...
... e sem querer parecer muito "geek", alguém tinha dúvidas porque chamam Obras de Arte às pontes... ?

thank god pelos céus encarnados ao final da tarde

17 de junho de 2009

Olhares

Para além deste blog, ando também a deixar ganhar pó a minha máquina fotográfica!


Mas re-organizei recentemente a minha galeria no Olhares.





by the way... Adoro Lisboa no mês de Junho

26 de março de 2009

Marialva






Conta-se que o Rei de Portugal, D. Afonso II terá doado esta povoação em 1217 à sua apaixonada, D. Maria Alva.

É uma boa povoação... tem um bom pôr do Sol.

Penedono








Em Penedono atingiu-se -quanto a mim- uma espécie de climax em termos de arquitectura militar/medieval, ou seja, de castelos.
O seu castelo empoleirado na rocha é uma autêntica referência que se vê a muitos quilómetros de distância.

Não se percebe onde acaba a rocha e começa o castelo. Fiquei absolutamente rendida a todos os seus recortes e sombras e qualquer coisa de envergonhada por pensar "Nem sabia que se fazia disto em Portugal!"

Achei que lá em cima no meio dos torreões, qualquer rapariga poderia perceber o que sentiu a Rapunzel...

Foi em Penedono que viveu o "Magriço" Álvaro Gonçalves Coutinho, cujos feitos cavaleirescos permanecem devidamente imortalizados n'Os Lusíadas, mas isso já é outra história.

Sernancelhe




É mesmo verdade que foi aqui que nasceu o Marquês de Pombal?