Amanhecemos às 06h e pelas janelas do autocarro entra uma Arica nublada e nada compatível com as nossas ideias de praia. Ao que parece, quem nos falou das praias e marisco de Arica não se lembrou de mencionar a sua neblina típica e de assiduidade diária.
Mas há um momento em que isso perde toda a importância... quando depois de tanto tempo voltamos a por os olhos no mar.
Ficamos no Hotel Bahia, na praia do Chinchorro. Daqui até ao centro da cidade é uma caminhada de 10 min que não se pode dizer que seja arquitectonicamente interessante, para além dos 2 edifícios metálicos (a Igreja e a Aduana) desenhados pelo “the one and only” Gustavo Eiffel e trazidos de França em pequenos módulos para serem montados no centro de Arica.
A cidade parece adormecida.... se por ser domingo ou fim de semana das Fiestas Pátrias, não sei. Mas quando chegamos ao mercado de peixe no porto da cidade, tudo muda. Este fervilha de actividade humana..... e animal.
Os botes de pesca chegam com os homens nos remos e têm á sua espera dezenas de pelicanos insistentes, leões marinhos, gaivotas e gatos sorrateiros... desejosos de chegar ao mais ínfimo restinho de peixe...

