29 de junho de 2010

Aldeias Berberes no Alto Atlas

De Marrakech partimos em direcção a Asni e depois para Imlil, uma vila no Alto Atlas que costuma servir de ponto de partida a expedições ao topo do Toubkal, a montanha mais alta do norte de África.

O caminho até Imlil é uma lufada de ar fresco da confusão, do calor e do assédio normal por parte das pessoas que existe nas grandes cidades.
À medida que subimos fico encantada com a beleza do vale e do rio que passa por pequenas aldeias, com a simpatia e com os sorrisos.






Não temos tempo para subir ao Toubkal, ficará para uma próxima...
Mas no regresso decidimos não voltar pelo mesmo caminho... e cortamos com o alcatrão.
A estrada escavada na montanha às vezes mal dá para passarmos com o jipe... Suores frios à beira do declive fazem-nos pensar noutra estrada denominada de a mais perigosa do mundo...

Pelo caminho cruzamo-nos com senhores que regressam do mercado de Asni nos seus burritos. Sorriem mas tenho a certeza que não percebem porque estamos ali!

Porque não?

Não há disto em Portugal.




28 de junho de 2010

@ night



A louca confusão da Praça Djemaa el Fna à noite.
Que se entranha em nós e não sai.

25 de junho de 2010

Djemaa el Fna





Incrível as coisas que uma máquina fotográfica não consegue captar... os batuques, a agitação, o sibilar das serpentes...
Esta é a praça mais insane onde já estive... sempre com o mesma algazarra interna de outras vezes.

21 de junho de 2010

Beni Mellal






O caminho de Fes para Marrakech é longo. Principalmente para os que como nós, gostam de ir vendo a paisagem. Seguimos para Sul com o Médio Atlas à nossa esquerda.
Resolvemos ficar em Beni Mellal.

Beni Mellal é uma das cidades que mais tem crescido nos últimos anos em Marrocos, muito por causa da vinda de pessoas de aldeias nas montanhas.

O souk de Beni Mellal acontece às terças feiras. Nós chegamos numa segunda feira à tardinha... o que quer dizer que vamos ter animação pela noite dentro. Normalmente os camponeses vêm das aldeias na véspera dos souks e começam a feira mesmo de noite. Qualquer sítio é bom para montar o estaminé e começar a vender mercadorias. No dia seguinte (o dia do souk) este acontece normalmente até à hora do almoço depois da qual os camponeses voltam às suas aldeias nas montanhas.

Esta não é uma cidade turística, mas eu fico imediatamente apaixonada pelo bulício do mercado, pelos rostos simpáticos e curiosos... pelo "verdadeiro" Marrocos.