
14 de julho de 2010
7 de julho de 2010
Santuário









Este santuário fica junto do que será uma das próximas Barragens de Portugal no rio Sabor.
Fiquei contente por saber que pelo menos está prevista a transladação do santuário para uma cota mais elevada, antes da subida do nível das águas...
A população poderá continuar com as suas peregrinações.
Portugal também está aqui...
6 de julho de 2010
Moradias do Douro Internacional




Mas se tivesse este provavelmente estava no lugar 2 ou 3. (quem me conhece sabe que os Açores têm lugar cativo no nº1)
Percebi recentemente que adoro Freixo de Espada a Cinta, essa terra que imaginava ser irreal, mas fui surpreendida pela sua praia fluvial - Congida - e pelo sítio fantástico e quase exclusivo onde podemos pernoitar ou passar umas belíssimas férias: Moradias do Douro Internacional
Tempo de qualidade o que se passa aqui. A paisagem esmagadora, a tranquilidade e as actividades aquáticas aliam as noites quentes e a cerveja geladinha à inexistência de confusões, centros comerciais e multidões que muitas vezes nos stressam nas férias noutras paragens portuguesas, mais a sul...
29 de junho de 2010
Aldeias Berberes no Alto Atlas
De Marrakech partimos em direcção a Asni e depois para Imlil, uma vila no Alto Atlas que costuma servir de ponto de partida a expedições ao topo do Toubkal, a montanha mais alta do norte de África.
O caminho até Imlil é uma lufada de ar fresco da confusão, do calor e do assédio normal por parte das pessoas que existe nas grandes cidades.
À medida que subimos fico encantada com a beleza do vale e do rio que passa por pequenas aldeias, com a simpatia e com os sorrisos.
O caminho até Imlil é uma lufada de ar fresco da confusão, do calor e do assédio normal por parte das pessoas que existe nas grandes cidades.
À medida que subimos fico encantada com a beleza do vale e do rio que passa por pequenas aldeias, com a simpatia e com os sorrisos.




Não temos tempo para subir ao Toubkal, ficará para uma próxima...
Mas no regresso decidimos não voltar pelo mesmo caminho... e cortamos com o alcatrão.
Mas no regresso decidimos não voltar pelo mesmo caminho... e cortamos com o alcatrão.
A estrada escavada na montanha às vezes mal dá para passarmos com o jipe... Suores frios à beira do declive fazem-nos pensar noutra estrada denominada de a mais perigosa do mundo...
Pelo caminho cruzamo-nos com senhores que regressam do mercado de Asni nos seus burritos. Sorriem mas tenho a certeza que não percebem porque estamos ali!
Porque não?
Não há disto em Portugal.

28 de junho de 2010
25 de junho de 2010
22 de junho de 2010
21 de junho de 2010
Beni Mellal



O caminho de Fes para Marrakech é longo. Principalmente para os que como nós, gostam de ir vendo a paisagem. Seguimos para Sul com o Médio Atlas à nossa esquerda.
Resolvemos ficar em Beni Mellal.
Beni Mellal é uma das cidades que mais tem crescido nos últimos anos em Marrocos, muito por causa da vinda de pessoas de aldeias nas montanhas.
O souk de Beni Mellal acontece às terças feiras. Nós chegamos numa segunda feira à tardinha... o que quer dizer que vamos ter animação pela noite dentro. Normalmente os camponeses vêm das aldeias na véspera dos souks e começam a feira mesmo de noite. Qualquer sítio é bom para montar o estaminé e começar a vender mercadorias. No dia seguinte (o dia do souk) este acontece normalmente até à hora do almoço depois da qual os camponeses voltam às suas aldeias nas montanhas.
Esta não é uma cidade turística, mas eu fico imediatamente apaixonada pelo bulício do mercado, pelos rostos simpáticos e curiosos... pelo "verdadeiro" Marrocos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























