3 de agosto de 2011

Dveri - 'o' restaurante

Jantamos pimentos recheados no restaurante DVERI, que foi um autêntico achado!
Mas o melhor foi petiscar azeitonas com o pão “home made”, especialidade do restaurante.
Este é ‘O’ restaurante em Sarajevo!


 

as fotos foram retiradas no site http://www.dveri.co.ba/

Sarajevo - East meets West

Tinha muita expectativa para conhecer Sarajevo, a cidade que esteve cercada 4 anos durante a guerra declarada pela Sérvia, após proclamação da independência da Bosnia-Herzegovina (1992-1995), a cidade olímpica (inverno 1984), a cidade onde o Este se junta ao Oeste....

Quando chegamos está um tempo triste de céu carregado e cinzento.
Condiz com os prédios maltratados com as suas cicatrizes de guerra, as rajadas de tiros nas fachadas, os cantos esmurrados dos edifícios, os vidros explodidos etc...

Vemos ao longe as twin towers que foram incendiadas durante a guerra e depois assim permaneceram como a cicatriz mais marcante e visível até há poucos anos... vemos o holiday inn, o hotel dos jornalistas internacionais, o último hotel seguro da cidade... 

Mas rapidamente a cidade começa a palpitar à nossa frente.
E gosto logo da vibração.

Mesmo no centro da Old Town de Sarajevo fica a Pigeon Square, assim chamada por causa do grande número de pombos que se acumulam junto à antiga fonte otomana.
Chegamos lá depois de apanhar um tram da estação de bus.
Ficamos pertinho, na Pansion Lion.



 


Notam-se as influências à medida que percorremos a cidade.
Passeamos na Old Town ouvindo a chamada para a oração vinda das mesquitas. As ruelas são autênticos bazaares que não nos deixam esquecer da influência turca/otomana. Mas ao continuarmos pela rua Ferhadija, o domínio austro-hungaro é visível na arquitectura imperial e nas avenidas largas.

 


As colinas que cercam Sarajevo estão polvilhadas de casinhas de telhado vermelho que lhe dão um ar rural e pouco normal numa cidade capital. Adorei.



É uma cidade com diversidade cultural! Há raparigas de véu junto a meninas com look plastic model de mini-saia. Cafés que não servem álcool junto a cafés que só servem álcool. Bureks e  esparguetes à bolonhesa. 
O verdadeiro East meets West.

Há quem diga que quem vem a Sarajevo acaba sempre por ficar mais tempo do que pensa inicialmente.. 
Não fugimos à regra... Mal chegamos... começamos logo a pensar em como prolongar a estadia...

2 de agosto de 2011

BUS MEMORIES: Dubrovnik to Sarajevo (via 5min em Mostar)

19-Junho-2011

Deixamos Dubrovnik em direcção a Sarajevo no autocarro da manhã. A viagem dura 6h mas não dou pelo tempo passar... a paisagem é inexplicável.

Primeiro junto ao mar a contornar toda e qualquer baía, com as suas casinhas e barquinhos ancorados, depois junto ao Rio Neretva, entre as montanhas, ao longo da linha de comboio que liga Ploce a Zagreb (via Mostar e Sarajevo).

A cor do Neretva é de um inexplicável verde turquesa, acentuada pela luz do Sol, exactamente como me lembrava... a correr sob a ponte velha de Mostar.

Pois em Mostar paramos 5 minutos e nem mais um segundo... o tempo necessário para algumas pessoas saírem e retirarem as bagagens... mas eu apesar de ter seguido no autocarro (5 minutos e nem mais um segundo depois de chegarmos) ainda fiquei retida em Mostar por mais algum tempo...

... assim me obrigaram as recordações.

o STRADUN

18-Junho-2011



Na Old Town de Dubrovnik, a sua rua principal - o STRADUN - é ‘o’ sítio para se estar.
O seu chão de mármore polido quase brilhante é uma autêntica passerelle de gente bonita. Por aqui passeiam meninas de longos cabelos lisos nos seus mini-vestidos e nos seus altíssimos stilletos de marca. É o sítio para ver e ser visto...



Mas Dubrovnik é muito mais que isso... é o epítome de boa vida no Adriático...
E eu adoro regressar. Ao mar azul brilhante, à comida saborosa...

e principalmente às noites mornas.

Alguém sabe para onde foram as nossas?

1 de agosto de 2011

ex-YUGOSLAVIA ITINERARY


Nas primeiras 2 semanitas da praxe deste ano, andámos por 4 das 6 républicas socialistas que constituíam a malograda Jugoslávia: Croácia, Sérvia, Bosnia-Herzegovina e Montenegro.
Porque percebemos que não percebemos nada da história complicada destes países, e porque gostamos de países com histórias complicadas.
O Adriático e as montanhas do Montenegro não tiveram quase nada a ver com o assunto...

Este foi o itinerário.

1 - 18/JUN sab
Vôo. Lisboa - Dubrovnik

2 - 19/JUN dom
Bus. Dubrovnik - Sarajevo (6h)
Sarajevo.

3 - 20/JUN 2a
Sarajevo. Tunnel.
Bus. Sarajevo - Belgrado (night. 7h)

4 - 21/JUN 3a
Belgrado

5 - 22/JUN 4a
Train. Belgrado – Uzice (4h)
Bus. Uzice – Mokra Gora (1h30)
Mecavnik

6 - 23/JUN 5a
Train. Mokra Gora. Sargan 8
Bus. Mokra Gora – Visegrad – Uzice

7 - 24/JUN 6a
Bus. Uzice (Serbia) – Zabljak (MteN)

8 - 25/JUN sab
Rafting. Tara Canyon.
Bike. Black Lake.

9 - 26/JUN dom
Bus. Zabljak – Podgorica - Budva

10 - 27/JUN 2a
Scooter. Budva. Sveti Stefan. Milocer. Prno.
Beach.

11 - 28/JUN 3a
Bus. Budva – Herceg Novi
Herceg Novi. Beach.

12 - 29/JUN 4a
Car. Kotor. Lovcen. Tivat. Perast
Beach.

13 - 30/JUN 5a
Bus. Herceg Novi – Dubrovnik – Mlini
Mlini. Beach.

14 - 1/JUL 6a
Mlini. Beach.
Dubrovnik walls.

15 - 2/JUL sab
Boat. Elafiti Islands. Lopud e Sipan.
Kayak. Pedal and Paddle.

16 - 3/JUL dom
Vôo. Dubrovnik - Zagreb
Pequeno almoço em Zagreb.
Vôo. Zagreb - Lisboa

15 de junho de 2011

next stop


De partida para as Balcãs ocidentais!

Expectativas:

  • rever o azul da croácia;

  • ver o que é o East meets West na Europa;

  • entender o que foi aquele sonho chamado Jugoslávia;

  • dançar ao som do verdadeiro balkan beat box;

  • beber um café com o emir kusturica... no mínimo!
  • 13 de junho de 2011

    Firenze







    Porque há cidades que nos apanham na curva e nos deixam de lágrima ao canto do olho... e depois nem percebemos porquê.

    12 de junho de 2011

    Siena









    Porque há sítios por onde me apaixono... e depois não há volta a dar.
    Porque quando estou em itália me parece que todos os caminhos vem aqui dar.

    e não sou a única.... não não.



    11 de junho de 2011

    S. Gimignano





    Porque há pequenas vilas com detalhes que nos fazem sempre querer voltar, faça chuva ou faça sol... mais uma vez,

    ... e mais outra.