27 de janeiro de 2006

'Diários de Motocicleta #2'

26-Agosto-2004, Quinta Feira

Saímos de Avignon em direcção a Isle-sur-la-Sorgue e depois é sempre em frente, uns 50km até Apt. Adorei a viagem apesar de atravessarmos uma Provence a caminho do Outono. Pelo caminho parámos no Musée de la Lavande, um museu dedicado aos métodos de destilação e fabrico do aroma que depois pode ser aproveitado para produtos de cosmética, etc...




APT: descobri-a na internet como sendo uma cidade de artífices... assim que nos aproximávamos (já completamente enregelados do vento) avistavam-se cartazes que diziam “APT MÉTIERS D’ART JEUDI 26 ÂOUT”... era hoje. Estava a haver um mercado de artesãos e via-se de tudo, trabalhos em ferro, quadros pintados a óleo, bijuteria de todo o tipo, couros, fotografias... fiquei in love por um vestido super lindo... mas custava 90€...
É assim o artesanato...



ROUSSILON: À medida que nos aproximamos desta cidade vestida de vermelho a paisagem vai-se alterando... cheira a morango... a terra toma tons ocres e vão surgindo formações rochosas muito características. Daqui provêm inúmeros pigmentos... antes de chegarmos à cidade parámos no “Conservatoire des Ocres” onde entre outras coisas se vendia material de pintura... telas, pincéis e mil cores... corres de terra, e o meu indispensável Rouge de Siena... imensos!

Mesmo no meio da cidade, que está empoleirada numa colina, existem mais formações rochosas amarelas, vermelhas... que me deixaram de boca aberta por estarem inseridas num contexto que me pareceram pouco provável...
A cidade.. é o tipo de cidade medieval que eu me queixava de ainda não ter encontrado: vermelha.



GORDES: Fica no caminho para Avignon, a 10 km de Roussilon... e se Roussilon foi a cidade vermelha, Gordes é a cidade branca. Devem haver 2 ou 3 maneiras de entrar na cidade, acho que nós entrámos por aquilo que se chama de
entrada triunfal... no caminho vêm-se panfletos afixados que avisam os viajantes: “Você está a entrar numa das vilas mais bonitas de toda a França”...

Acreditamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

caracóis lindos