19 de julho de 2006

Ait Ben-Haddoun e a "ingénua depressão da esmola"

14-Junho-2006

Na estrada em direcção a Marrakech, a 30km de Ouarzazate fica outra das vistas mais emblemáticas de Marrocos... o kasbah de Ait Ben-Haddoun.
Este era talvez o spot onde eu depositei maior expectativa... porque vem em todas as revistas/artigos sobre Marrocos... porque é a capa do Rough Guide que comprei depois de voltar de Marrocos no ano passado... e porque nessa altura passei a 10 km dele e nem me apercebi... Havia portanto, um personal issue entre mim e este kasbah, que estava em vias de ser resolvido.


Toda a gente sabe que expectativas altas são difíceis de corresponder... e para além de depois ter ficado com a impressão de que o kasbah deveria ser mil vezes mais bonito com a luz dourada do pôr do sol... aqui neste sítio apercebemo-nos também, sem margem para dúvidas, do que move a vida de grande parte dos marroquinos em relação a nós... dinheiro.

Óbvio?... Pois sim... mas é sempre amargo para aqueles sensiveizinhos de nós que tem aquela vontade inexplicável, estúpida e curiosa de falar com as pessoas desinteressadamente, de ouvir coisas diferentes, de saber de outros modos, outros hábitos, para depois se aperceberem que isso trás sempre água no bico uma vez... e outra... e outra....
É a compreensão da impossibilidade da mistura... de que nunca iremos sentir que os sítios também são nossos... de que somos os "europeus ricos" topados à légua a quem se vai sempre, sempre... tentar vender gato por lebre...

Não vale a pena dizer que somos de Portugal (conhecido em Marrocos como o país pobre da Europa)... pois estamos no meio de nenhures, entre o deserto e as montanhas... e aqui ninguém sabe onde fica Portugal... só sabem que somos brancos.
“Nós temos que comer”... dizem... e contra factos não há argumentos...

Aqui nada é gratuito... muito menos os sorrisos... muito menos indicar o caminho...
Bem, suponho que no meu caso haja sempre um dia reservado ao que eu chamo de “ingénua depressão da esmola”... e foi hoje.

... pena que foi no spot_capa_do_Rough_Guide

:-)

Sem comentários: