7 de julho de 2009

ventos do Cambodja #1

Esta semana comprei a National Geographic e colei mais um mapa na parede (Estou a pedi-las... qualquer dia perguntam-me se penso que trabalho numa agência de viagens!)

Tem uma mega reportagem sobre o rise & fall do império khmer no Cambodja. Como isso aconteceu devido à imensa água que alaga a região sazonalmente, qual deus sagrado e maldito.


Existem vários apontamentos a explicar a mitologia hindo-budista que encontramos esculpida nas paredes do complexo de Angkor.

As apsaras -espíritos femininos de grande beleza- nasceram da espuma da água do mar de acordo com a lenda hindu.
Estas que são uma espécie de reencarnação oriental das ninfas gregas vão cantando e dançando para alegrar os deuses e mortais que alcaçaram o paraíso. Existem 1700 apsaras esculpidas nas paredes do Angkor Wat... Vimos algumas... por aqui e por ali.





A Naga é uma serpente da água com várias cabeças e deu à costa para proteger Buda enquanto ele meditava junto a um lago sem se aperceber de uma tempestade que se avizinhava.
Uma protecção no mínimo assustadora...


Mas os meus preferidos são as caras gigantes de Lokesvara, um bodhisatva altruísta que adia a reencarnação definitiva como um ser iluminado para proteger todos os seres que andam pela Terra.

São tudo recordações.
Mas daquelas que estão longe de se transformarem numa película fina de pó sobre um album de fotografias.

2 comentários:

fm disse...

...e andas tu a esconder as coisas que por aí tens guardadas...olha...vai lá ao bau, e mostra mais...porque destas gosto...e foram com uma máquina obsoleta, certo?

ana disse...

hello,
obrigada pelo comment :)*
Gostei deste set de fotos e de toda a envolvencia histórica por detrás delas..