28 de outubro de 2009

Uyuni, a ferroviária

16-Setembro-2009

Uyuni é uma cidade ferroviária e só isso faz-me logo “levantar a orelha”, pelo menos à minha faceta de train lunatic.
O troço Oruro-Uyuni-Villazon é o único troço ferroviário que se mantém de Norte/Sul na Bolívia. As outras cidades perderam as suas ligações ferroviárias por causa dos autocarros serem agora muito mais rápidos e baratos, mesmo em condições terríveis de asfalto.

Existe “outro” comboio que também sai de Uyuni, uma vez por semana.
O Uyuni-Calama: 20h de comboio por paisagens inolvidáveis entre a Bolívia e o Chile... ainda pensámos duas vezes nele... talvez para uma próxima.


Uyuni costuma ser a base de exploração para o Salar de Uyuni e Reserva Eduardo Avaroa.
Vêem-se muitos backpackers, jeeps artilhados até aos dentes, a cidade está apinhada de pizzarias, lojas que vendem roupa quente e claro, hoteis.

Isto é algo que à primeira vista não se entende por ser uma cidade em si tão pouco atractiva de casas rasteirinhas de tijolo, ruas não pavimentadas e cujo edifício de referência é uma estação de comboios “fantasma”, dado o pouco movimento e a horas tão tardias.


E esta também é conhecida por ser a cidade mais fria da Bolívia, por isso a nossa principal preocupação foi encontrar um hotel com chuveiros de água quente, na última noite antes da partida para a expedição no Salar....... :-)

4 comentários:

fm disse...

uma pena ....essa viagem de 20 horas de comboio é que era, mas não se pode ter tudo.ee ecá fico esperando pelas fotos do salar

Vento no Cabelo disse...

pois era... mas consta que essa linha (Uyuni-Calama) foi desactivada no último ano. Com previsões de reabertura para breve mas indeterminadas... se na Bolívia forem como em Portugal... bem podemos esperar.

Le chat noir disse...

Poderiamos dizer que estamos no oeste Boliviano?

Sitio para dormir com dusche quente! E sem percevejos claro ;) Meu deus...

Anónimo disse...

Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre o que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo que foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar um empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente conseguiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que estão precisando de um empréstimo estão lá fora, por favor, venha até este homem honesto e você também pode ser salvo. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)