9 de dezembro de 2010

tax free, taxi free

17-Outubro-2010

Ainda na praça Midan El Hussein, pensamos em apanhar um taxi que nos leve à Cidadela de onde esperamos ter uma das melhores vistas do Cairo.
Está uma luz dourada mesmo a pedir fotos com vista.

A caminho da rua principal, mesmo à saída do bazaar, somos interpelados por um senhor simpático, que depois de uma converseta introdutória “de onde vens, para onde vais” nos propõe, sem rodeios, levar-nos à Cidadela de borla, se o ajudarmos a comprar bebidas para o “casamento da sobrinha” na loja duty free a 3 ou 4 quarteirões de onde estamos.

É que como acabámos de chegar ao país, temos um período de 2 ou 3 dias em que ainda podemos fazer compras sem pagar taxas... por isso somos um verdadeiro achado...
E já agora, boas compras... pois o álcool que se vende nas lojas egípcias não é da mesma qualidade que o álcool importado.. E ele, como nos explicou, só queria do bom e do melhor para o dia do “casamento da sobrinha”.

Aceitamos.
?... sim, aceitamos.

Em 5 minutos já tínhamos apanhado um taxi para o centro, e estávamos no ambiente estéril e refrigerado de uma típica loja duty free de 2 andares onde tudo se vende sem taxas. Desde electrodomésticos a tabaco a bebidas...
Claro que a certa altura não podemos deixar de pensar no “que raio estávamos a pensar quando aceitamos a proposta”... e se alguma vez faríamos isto com um perfeito desconhecido se estivéssemos em Lisboa... “nunca”.

Mas somos turistas desocupados (e provavelmente destrambelhados) e então disponibilizamos 15 minutos e um carimbo da loja no passaporte, que em conjunto abriram portas a uma despesa imensa em Baileys, vodkas Absolut e whiskys Chivas Regal, tudo tax free, tudo pago em dinheiro vivo.

Em troca de um taxi free até à melhor vista do Cairo.
Em nome da felicidade da “sobrinha”...

1 comentário:

ana disse...

hmmm, esse senhor devia ter casamentos todos os dias :P secalhar traficava bebidas lol..just kidding!
grande aventura!!!!