26 de setembro de 2014

D3. Poncebos - Posada Valdeon (Ruta del Cares)

Em Poncebos sentimos que voltámos à civilização.
Não que esta seja uma vila muito grande. Até tenho dúvidas se Poncebos com as suas 4 casas (3 das quais albergues) ao longo de uma rua sem saída, se adequará à definição de vila, mas a verdade é que essa rua sem saída é seguramente uma das ruas com maior movimentação dos Picos.

Aqui começa (ou acaba) a Ruta del Cares, um dos trilhos mais apetecíveis e acessíveis dos Picos da Europa, e também um dos mais bonitos.

Para evitar as multidões, o melhor é começar bem cedo, principalmente se for Verão.
É o que fazemos. Somos só nós, o desfiladeiro e a luz da manhã.


O percurso de 12km é parte de um caminho que se abriu na rocha para manutenção de um canal de alimentação de uma central hidroeléctrica. Já se percebeu que os nuestros hermanos eram do melhor que há quando se tratava de abrir caminitos em locais inacessíveis. Remember this?

A Ruta del Cares é uma experiência pra lá de cinematográfica e mais uma vez sinto que não consigo por tudo dentro das fotos.






Do outro lado, em Caín, os caminhantes aproveitam para relaxar antes da volta. A maioria das pessoas deixa o carro em Poncebos e faz desta uma ruta de ida e volta.

Mas o nosso caminho continua em frente. A pouco e pouco, começamos a subir saindo do vale estreito.
No Miradouro do Rabeco percebemos que os horizontes se tornaram cada vez mais longínquos, e mais à frente chegamos a Posada de Valdeon onde nos esperam uns Picos rosados.




Dados (aproximados): distância: 21km | duração: 7h | desnível total: 890m(up) 175m(down)

Sem comentários: