5 de setembro de 2005

Navajo Nation

O Monument Valley encontra-se no coração da reserva índia da tribo Navajo, que eles gostam de chamar Nação Navajo. Os Navajos vieram do Canadá “apenas” há 1000 anos atrás e são a maior comunidade índia dos Estados Unidos.

O nosso guia era um Navajo “born and bred” na reserva tribal.
Quando lhe perguntei se o Monument Valley era um sítio sagrado para os índios, ele disse que sim: “Because there are a lot of tourists!”... .... melão para mim qual tolinha em busca do misticismo perdido....
Mais tarde perguntei se a língua deles era fácil de aprender... “Claro que sim”, diz ele...
Ainda tentei pronunciar umas palavritas, mas tive pouquissímo sucesso.
Mas mais tarde lembrei-me dos NAVAJO CODE TALKERS, um grupo de anciãos muito utilizados nas Guerras Mundiais para transmitir mensagens ultra-secretas na sua língua de origem.
É que este é um dos dialectos mais difíceis de aprender e descodificar do mundo....

Ele, perguntou a que CLÃ eu pertencia... e disse que o clã da mãe dele era o Red Edge Water.
Eu respondi que o clã da minha mãe era Silva e era o maior clã do meu país após o que ele acenou com ar de entendimento perfeito e exclamou “Ah yo... Silver!”

1 comentário:

MH disse...

Lembro-me perfeitamente!!!