14 de agosto de 2009

ventos da índia #10: Fatehpur Sikri

Reparei agora que não incluí nada sobre Fatehpur Sikri quando aqui partilhei algumas notas tiradas nas minhas voltas pela Índia... até já me parece que foi noutra vida.
Deve ter sido porque não estava nos nossos planos iniciais visitar esta cidade... isto no início, quando ainda pensávamos ter controlo sobre as nossas decisões...

Mas Fatehpur Sikri tem que estar no roteiro de todos os turistas já que fica no Rajastão na estrada entre Agra e Jaipur.
Era impossível perdê-la e na realidade não fossem os 40ºC à sombra foi muito agradável visitá-la.


Fatehpur Sikri é uma cidade de arquitectura hindo-islâmica, construída há 500 anos em homenagem a um homem santo que após abençoar o imperador mongol Akbar e sua esposa, fez com que fossem agraciados com três filhos.
Mas a falta de água na região fez com que esta cidade fosse abandonada pouco tempo depois da sua construção.

É um local misterioso e perdido no tempo que está em excelente estado de conservação, é património da UNESCO e continua a ser visitada por casais que não podem ter filhos e que pedem o seu milagre.




3 comentários:

VagaMundos disse...

Parece uma verdadeira pérola indiana. Infelizmente, a Índia é um país que ainda não conhecemos, se bem que já tenhamos muitas referências do mesmo, e da curiosidade é melhor nem falar. Obrigado pela partilha!
Bjs

ana disse...

Adorei este set de fotos.
Faz despertar a curiosidade....
***

FM disse...

belissimas fotos...gostei