6 de dezembro de 2010

O poder da baksheesh

17-Outubro-2010
Sabemos que quando se viaja com relativamente poucos dias, sem nada marcado e ainda por cima num dos países mais turísticos do mundo, uma coisa que não se deve negligenciar são as reservas dos transportes necessários para ir do ponto A ao ponto B.

Outra coisa que convém saber quando se viaja no Egipto, é que o transporte de turistas entre o Cairo e Aswan, não está “liberalizado”... ou seja, os estrangeiros não podem –em teoria- apanhar qualquer comboio. Só alguns, designados de luxo ou 1ª classe, e militarizados até aos dentes.
Mais uma razão para serem reservados com antecedência.
Mas nós não o fizemos.

Por isso, depois de uma primeira e rápida overview para absorver a vibe do Cairo (se é que isso é possível) dirigimo-nos à Ramses Station para tratar de arranjar um lugar no comboio nocturno para o nosso 1º ponto B, Aswan, na noite seguinte.
Mas como não reservámos com antecedência fomos prontamente informados da lotação esgotada para os comboios dos 3 dias seguintes...
E estavam mesmo esgotados, nos vários locais onde perguntámos.

A alternativa seria fazer a viagem de 14h num autocarro ou... entrar num dos comboios de 3ª classe para os quais não nos vendem bilhetes na estação, mas onde não negam a viagem se já lá estivermos dentro, comprando o bilhete a bordo...
Só que nesta passagem pelo Norte de África e Médio Oriente já existem algumas viagens longas de autocarro no horizonte... e por outro lado já temos a nossa cota de viagens de comboio em bancos de madeira.

Resta-nos um último recurso: baksheesh, mais conhecida por “gorjeta”... e aqui apresentada na sua forma de suborno...

Mas funciona.
10min e 10 EGP (1.5€) depois, saímos da estação e enfrentamos o calor da cidade com 2 bilhetes para o dia seguinte na mão.
É o poder da baksheesh.

Welcome to Cairo!

2 comentários:

xyz disse...

"tugas" mesmo...lol

ana disse...

para aguçar o apetite :P
isso é que é negociar... viajantes experientes conseguem sempre a melhor =P