9 de junho de 2014

everest base camp


Alguns quilómetros após o mosteiro de Rongphu (na foto em cima) encontramos tendas de lã de yak onde os viajantes que não possuem permits de alpinismo podem pernoitar.
Estas tendas funcionam como verdadeiros hotéis, oferecendo vários serviços todas pelo mesmo preço: dormida, refeições e snacks, bebidas, souvenirs.
Assim que o Sol se põe o frio instala-se e é praticamente impossível andar na rua, mas as tendas são bastante confortáveis pois os anfitriões ligam o fogão que existe no meio da tenda, mantendo-a quente.

O problema de pernoitar no Everest Base Camp (5200m) costuma ser a altitude e não o frio. Não é aconselhável dormir no EBC na primeira noite se se percorrer a Friendship Highway no sentido Nepal-Tibete pois a diferença de altitude é muito grande. Quem vem de Lhasa, à partida já estará aclimatizado. A aspirina pode ajudar nas dores de cabeça ligeiras, mas se acontecer falta de ar mesmo em repouso, é altamente recomendável não pernoitar no EBC e descer para altitudes mais baixas.


tendas onde os visitantes podem pernoitar com vista para o Everest






a caminho do base camp, a pé






O campo base oficial fica a 4km de distância das tendas de lã de yak. Existem autocarros que fazem este percurso, mas muitas pessoas decidem ir a pé.
Encontramos uma placa que indica a altitude e um pequeno promontório de onde avistamos o Everest e o acampamento das expedições de alpinismo. 

É o mais perto que podemos ir.
Parece que todos os passos que dei foram para chegar até aqui e agora é tempo de apreciar a paisagem.


a north face e ao longe o acampamento de alpinistas




sunrise



insanely beautiful!

Sem comentários: