12 de setembro de 2005

Utah, terra de Mormons


Grande parte desta zona (Utah, Arizona e New Mexico) assenta na igreja Mormon.
Esta igreja foi fundada por um homem – Joseph Smith – que foi visitado por um anjo que o levou a uma montanha onde tinha escondidas placas douradas sagradas.
Dessas placas, escritas em egípcio antigo, que nunca foram vistas pois o anjo voltou à terra mais tarde e reclamou-as de volta, Joseph traduziu o livro dos Mormons com a ajuda de 2 instrumentos igualmente misteriosos – Urim e Thummin.
Este livro conta a história de 2 famílias que há mais de 2000 anos fugiram de Israel para a América e que mais tarde se desentenderam. Uns, os fiéis a Cristo foram derrotados pelos dissidentes, os antepassados dos índios americanos, 1000 anos mais tarde, numa enorme batalha. Um destes antepassados, o anjo Moroni, filho de uma entidade superior chamada Mormon, sobreviveu à batalha e enterrou as placas douradas numa montanha... a partir das quais foi traduzido o Livro dos Mormons...
“Clorofórmio impresso” nas palavras de Mark Twain.

Hoje, os Mormons são muito conservadores e levam a “Bíblia” deles muito à letra. Assim, descobrimos rapidamente porque não se vende cerveja nem bebida alcoólica de tipo nenhum em quase todo o estado do Utah.
Tem piada porque esse conservadorismo todo não é nada coerente com aquilo que consta dos primeiros tempos desta igreja... ou seja, que os seus rituais se inspiravam na maçonaria e que os seus profetas pregavam a poligamia com o intuito de produzir crianças de modo a dar corpo a espíritos que até aí viviam no limbo. Que espirituosos!

Sem comentários: