23 de março de 2006

HOLI - Festa de Cores


O Holi é conhecido como o festival mais colorido dos inúmeros que existem na Índia. É celebrado por todo o país no dia seguinte à Lua cheia de Março.
Era inicialmente mais um festival para celebrar boas colheitas e a fertilidade da terra mas hoje trata-se de uma comemoração simbólica de certos aspectos da mitologia Hindu. Está ligado ao deus Krishna pelo que os seus festejos se prolongam por 16 dias na zona da sua cidade natal, Mathura. Mas como há sempre mil interpretações para as coisas num país que adora mil deuses, esta festa também está ligada à comemoração da morte de Holika, um demónio que tentou queimar numa fogueira um adorador de Vishnu.


Começa na noite da Lua cheia com grandes fogueiras acesas nas esquinas das ruas exactamente para afugentar espíritos malignos e as más vibrações, assim como o frio do inverno. Na manhã seguinte toda a gente corre nas ruas atirando água e um pó colorido (ranga) à pessoa mais próxima.
Há nuvens de pó cor de rosa, vermelho, açafrão e turquesa no ar, danças e cantares na rua, principalmente no Rajastão. A folia impera com bhang a ajudar à desinibição (substância à base de Marijuana). Trocam-se os papéis... as mulheres perseguem os homens, os homens vestem-se de mulheres, é uma grande algazarra, um dia dedicado à diversão e às coisas nunca são feitas em dias normais.


A meio do dia tudo acaba e as pessoas dirigem-se ao rio para se banharem e relaxarem.


"The weather is most pleasant and the spring flowers are in full bloom.
Skies are clear, days are warm and nights are pleasantly cool.
What more could you ask for, except to be covered in the "ranga" (colour) of your beloved!
"

Sem comentários: