24 de julho de 2006

Said e a noite marroquina

Queríamos jantar na Praça e assim combinei com o Said – que tinha conhecido no ano passado – em frente ao café Argana.

Foi engraçado. Ele vinha envergonhado mas foi fácil de reconhecer, conheceu o pessoal todo e correu tudo bem.
Não jantou connosco mas bebeu um chá.
No início ofereceu alguma resistência ao meu convite e enquanto esteve connosco até parecia um pouco desconfortável sempre a olhar por cima do ombro. Não percebi... mas ele explicou. É que a praça é uma zona muito policiada pela brigada turística de Marrocos e supostamente o Said não tinha autorização oficial para estar ali connosco. Não era nosso guia oficial... e poderia ser confundido com um dos muitos “faux guides” que importunam os estrangeiros e que são punidos se forem apanhados. Bem... senti-me uma atrasada mental egocêntrica mas correu tudo bem e ele descontraiu... comemos umas brochettes fantásticas!

Depois do jantar fomos até um dos terraços com vista para a praça e bebemos um chá. O pessoal disse que queria ir a uma discoteca marroquina e o Said levou-nos...
Depois de 40minutos a pé.... chegámos a Gueliz. Foi muito cómico.
Era um discoteca marroquina, com música tradicional ao vivo e sem ser ao vivo...
Vimos cerveja à venda pela primeira vez e aproveitámos. O Said bebeu limonada.
Pudemos ver raparigas marroquinas “ocidentalizadas”... iguais a nós, aliás... melhores que nós tal era a produção. Nas casas de banho não havia 1 cm2 de espelho livre.. e na pista de dança ... elas dominaram completamente... dançam mesmo à oriental... foi o máximo vê-las porque só de pensar dançar ao lado delas já me faziam sentir como um homem desengonçado e sem ritmo... :-) Bem, suponho que depois de algum tempo ganhámos coragem e invadimos a pista... Foi uma paródia.

Mais tarde despedimo-nos do Said e regressámos à Djemma el Fna estafados... mas aqui o forrobodó estava para durar...

Sem comentários: