25 de novembro de 2009

Guerras no Pacífico

21-Setembro-2009

Daqui a 3 dias temos que estar de volta a La Paz para a World Most Dangerous Road.

Podemos seguir em contra relógio para lá da fronteira do Peru em direcção a Arequipa, ou manter o "plano inicial B": ir e voltar ao Parque Nacional Lauca e seguir depois no bus diário Arica-La Paz.

Isto porque o "plano inicial A" é-nos vetado por todas as agências de aluguer de carros que contactamos, ou seja, alugar um carro no Chile (Arica) e devolver na Bolívia (La Paz) é impossível.

"Aqui no es como en Europa" ouço recorrentemente.


Descobrimos que as relações diplomáticas entre Chile, Bolívia e Peru não são as melhores.... e esta é uma zona sensível.
Há pouco mais de 100 anos Arica pertencia ao território peruano e Calama junto com San Pedro de Atacama (no distrito de Antofagasta) pertenciam ao território boliviano, mas com a Guerra do Pacífico (1879-1883), os aliados Bolívia e Peru viram parte do seu território começar a fazer parte do mapa do Chile. incluindo o acesso ao mar da Bolívia.

No entanto, estas complicações latinoamericanas já vêm do tempo do poderio colonial dos espanhóis, sediados em Cuzco, no Peru, versus revolucionários vindos do Sul da Argentina e Chile, apoiados por ingleses.

Hoje em dia, há indícios de melhoras e fala-se de uma “faixa” cedida pelo Chile junto à fronteira com o Peru, para ligar a Bolívia ao mar... Mas também se fala do Peru não estar muito contente com isso... por ter que passar por cima da aliada de sempre, Bolívia, no caso de decidir pensar numa invasão ao Chile, tipo payback...

Sem comentários: