26 de outubro de 2011

O milagre de Perast

Dada a influência que a Veneza de S. Marcos teve em Perast, encontramos muitas igrejas.
Mas uma é especial. A Igreja de N. Sra do Rochedo flutua na baía em frente à vila.
A história começa com a lenda de um milagre. A lenda de um marinheiro naufragado que encontrou uma imagem da Virgem numa rocha no mar. A rocha que o salvou.
Agradecido, o marinheiro traz a imagem para terra (em Perast). Mas no dia seguinte esta não só tinha desaparecido como também tinha regressado à rocha no mar.
Assim, os habitantes de Perast resolveram construir uma ilha artificial e uma capela sobre a rocha, para albergar a imagem milagrosa da virgem.
Desde então todos os anos em Julho, na data da aparição do icon, acontece uma procissão com dezenas de barcos de onde são descarregadas rochas junto à ilha para refortalecer a sua construção.




Apanhamos um barco para a ilha.
Quando entramos na igrejinha de portas turquesa pasmamos com a beleza das suas pinturas interiores e frescos. Absorvemos imediatamente toda a sua mitologia e misticismo. E reparamos que nos sentimos estranhamente acolhidos.

Já percebi que quando visito locais sagrados em terras que abraçam outros credos diferentes daquele que existe maioritariamente em Portugal (que inevitavelmente se entranhou em nós e nas nossas raízes) não consigo entender tudo. Posso ser arrebatada pela beleza do local mas vejo-me atrapalhada com a interpretação de pinturas, esculturas ou escrituras.


Não admira que alguns povos não se entendam por causa da religião.
Não será –como no meu caso- apenas falta de informação?

1 comentário:

msh disse...

Espectáculo !!!