10 de junho de 2013

Córdoba

Não deve haver muitos sítios como Córdoba!
Foi capital da Hispânia Ulterior (província romana), capital do Al-Andalus (o estado árabe que se estendeu pelo Sul de Espanha até ao Algarve), e coração do império islâmico ocidental no grande califado dos Mouros em Espanha!


É dessa altura o maior monumento da cidade: la Mezquita, a maior e mais bonita mesquita construída pelos mouros em Espanha, símbolo do poderio e da sofisticação da cultura islâmica que colocou Córdoba a par de cidades como Istambul ou Bagdad.

O Rio Guadalquivir também domina a cidade, assim como a sua Ponte Romana, recentemente restaurada e um grande sítio para passear ao final da tarde.



Desde a mesquita, estendem-se as ruas estreitas da Judiaria que emergem inesperadamente em pequenos pátios, sempre floridos e muitas vezes extravagantes. 
É aqui que encontramos a agitação da cidade antiga, a animação de bares e casas de chá, bodegas andaluzas e restaurantes de influência magrebina.





Andámos pelo Alcazar dos Reis Cristãos, a fortaleza assim nomeada por ter sido residência dos monarcas Fernando e Isabel, e pelas suas Cavalariças Reais onde pudemos ver e interagir com verdadeiros cavalos andaluzes.



Tapear é na Plaza del Potro, onde andou o Dom Quixote numa das suas aventuras ou na Plaza de la Corredera, a única plaza mayor fechada da Andaluzia.



Talvez Córdoba já tenha perdido muito do fulgor e importância estratégica que fizeram dela uma das cidades mais importantes do mundo medieval. 
Pode até ser uma cidade tranquila durante os meses de inverno... 

... Mas uma coisa é certa... assim que começa a primavera, há qualquer coisa que desperta em Córdoba... começa a multiplicação das flores e das fiestas.. o que a torna sem dúvida na cidade para se estar!

Sem comentários: