12 de junho de 2013

Las cruces de Mayo


No primeiro dia de Maio comemora-se a chegada da Primavera,  em Córdoba,   com uma procissão de carros alegóricos por toda a cidade, seguida de uma batalha de flores.

Depois dá-se início ao concurso popular das Cruces de Mayo que dura a semana inteira onde em vários pátios e praças da cidade se erguem grandes cruzes enfeitadas de flores.

Cada bairro ou associação tem a sua cruz e a iniciativa de preparar o seu arraial bem ao estilo ibérico, com bancas provisórias de comes e bebes, muita animação e música popular noite dentro. Lembra os nossos Santos Populares.

Os festivais das Cruces de Mayo e suas celebrações ocorrem por toda a Andalucia, mas são mais expressivas e impressionantes em Córdoba. Não se sabe bem qual a origem destes festejos mas terá certamente raízes quer em motivos religiosos cristãos (dia 3 Maio, diz-se ser o dia em que Sta Helena, mãe do imperador Constantino, descobriu pedaços da verdadeira cruz de Cristo) quer em festivais pagãos (dia 1 Maio, Beltane, o dia da celebração da fertilidade da mãe Natureza).

A sua origem é irrelevante.
Garantida é a imagem que um passeio pelos bairros típicos de Córdoba  no mês de Maio  nos deixa: uma cidade impossivelmente florida daquelas que só imaginamos em sonhos.






 

Sem comentários: