26 de junho de 2013

Las Alpujarras

A Alpujarra é uma região especial de vales protegidos e desfiladeiros que se estendem entre a Sierra Nevada e o Mediterrâneo, na Andalucia. 

É uma região conhecida pelo seu micro-clima muito próprio e terreno característico que potenciou a cultura em terraços, uma espécie de oásis em altitude. 

 Para além disto, existem as dezenas de aldeias que se distribuem em cascata pela serra abaixo e que foram o último reduto dos mouros na península ibérica antes de regressarem ao Norte de África. Estes deixaram, como se sabe, as suas influências relativamente ao modo de construção das casas, cultivo e irrigação dos campos, ainda muito presentes numa perfeita harmonia entre arquitectura e natureza. 

 Andámos nas aldeias mais pitorescas que fazem parte da Alta Alpujarra. Em Trevelez, onde se come o melhor presunto da região, e nas 3 vilas gémeas situadas ao longo do Vale do Rio Poqueira: Pampaneira, Bubión e Capileira, onde as ruas empedradas e casas ainda não foram remodeladas para a vida contemporânea e onde se fazem caminhadas no meio de paisagem virtualmente intocada pelo homem.










Sem comentários: