9 de abril de 2015

via algarviana

A Via Algarviana é um percurso pedestre classificado como Grande Rota (GR13) com cerca de 300km e baseada num antigo caminho Moçárabe do século XI.

O percurso começa em Alcoutim, na fronteira com Espanha junto ao Guadiana, e termina no Atlântico, no Cabo de S. Vicente, em Sagres, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique, atravessando zonas florestais e aldeias ao longo de um Algarve menos conhecido, mais rural e absolutamente fenomenal.


Pode fazer-se a pé (14 dias) ou de bicicleta (5/6 dias), praticando um turismo sustentável com especial foco no património cultural e paisagem natural, que ao longo do caminho nos leva do rio, ao pomar, à montanha, à aldeia, à floresta e finalmente ao mar.

Recentemente tive a sorte de ir percorrer o primeiro troço, desde Alcoutim.
Fui de bicicleta. Não percebo de BTT mas percebi que a bicicleta que escolhemos faz muita diferença. Deixem as bicicletas enferrujadas em casa!
  
De resto foi o calorzinho na pele de uma ameaça de Verão, um Algarve florido de perder de vista, o Guadiana mágico e muita diversão do princípio ao fim, mesmo quando tive que empurrar a bicicleta em algumas subidas.
Na maior parte das subidas, vá. 










mais aqui


5 comentários:

Viagens à Solta disse...

Adorei o artigo e as fotos!

Vania disse...

Recomendo vivamente para quem quer conhecer "outro" Algarve

Os Meus Trilhos disse...

Decididamente Os Meus Trilhos têm de ir mais para sul. Esse caminho deve ser espetacular. Não conhecemos, mas ficamos cá com uma vontade :-)

Bons ventos no cabelo!!!
Sérgio
www.osmeustrilhos.pt

Bruno disse...

É linda a Serra Algarvia e esse percurso uma verdadeira aventura. Uma mistura de serra e mar este nosso Algarve, pois para quem não conhece recomendo também uma boat trip na zona de Lagos

Carlos disse...

Um passeio a não perder certamente. Até já existe mobile development com uma aplicação para reconhecer a nossa posição de GPS na Via Algarviana e dar-nos dados relativos ás paragens, tempo e km´s percorridos.