15 de fevereiro de 2008

Vida Brasileira

O Brasil é um país tão fértil e verde. Nota-se a fartura... cheira-se, o verde, a fruta, o peixe, a carne de sol, tudo fresco e saboroso. Aqui parece que tudo o que plantarmos a terra dá.

A quantidade de frutas desconhecidas para mim até agora: graviola, acerola, mangaba, cupuaçu, pitanga, e o misterioso açaí que dá as sementes para os colares que eu adoro.

Devolvemos a mota de manhã e vamos para a praia. Mas o Sol está tão quente que não aguentamos... a pele escalda.
Só penso: "que estupidez vir para o Brasil com protector solar factor 15!" Temos que comprar factor 30 e é caríssimo. Segundo alguns guias, no Brasil tudo é barato menos elementos electrónicos, peças de carro e protector solar...


Almoçamos numa lanchonete um chamado “Prato Feito” que aparece nos cardápios como “PF” e consiste num bocado de carne ou peixe que vem acompanhado por arroz, feijão, farinha de mandioca e salada, por 5Reais (2€).

Estão 33ºC.
Mas quando vemos a previsão meteorológica para o Brasil reparamos que todo o país está debaixo do que eles chamam de chuvas de Verão originadas no Amazonas... menos o Nordeste onde estas acontecem em Abril.

Na TV há um pequeno noticiário por volta das 19h30 mas reparamos que entre as 18h e as 21h são as telenovelas que deitam cartas. Os brasileiros vêem muita telenovela e referem-se a elas conforme o horário a que são emitidas. A “novela das 8h” é um momento de reunião familiar e toda a gente vê.
Nós também vemos.
Pior que novela, só futebol. Aí o país pára! O Brasil não vai trabalhar quando a selecção joga e as vitórias mais celebradas são qualquer uma relacionada com as derrotas das Argentina.

É engraçado perceber como somos tão parecidos em algumas coisas... mas o Brasil tem um potencial virtualmente infinito... e nós em Portugal não petiscamos em sítios chamados “A caminho do Hexa”...

3 comentários:

Anónimo disse...

gostava de estar nessa cadeira de praia...belo tom se sépia

cmfm disse...

Esse nome é quase poético. Mas tasca do careca também é bom.

Anónimo disse...

Genial o uso da cor neste texto! Fica óbvio que estás a falar do Brasil :-)
C.