9 de agosto de 2011

BUS MEMORIES: Sarajevo to Beograd

O nosso autocarro partia às 22h do terminal de Lucavica (lê-se Lucávitsa).
Às 21h apanhamos um taxi para lá…. Ainda é longe do centro de Sarajevo, muito mais longe do que podíamos imaginar. Está na Republica Srpska.
O nosso taxista avisa-nos para isso e diz que vamos encontrar diferenças. Percebe logo que vamos para Belgrado. É fácil. Da estação de Lucavica só saem autocarros para Leste.

Na estação de Lucavica está tudo escrito em cirílico e não entendemos uma palavra. É preciso puxar pela imaginação ao tentar imaginar as letras do alfabeto grego que conhecemos da matemática...
Uma senhora velha vestida como se fosse nova, de sapatos de verniz, cabelo despenteado e cigarro na mão vende-me os bilhetes sem olhar para mim.
Ninguém fala inglês.

Continuávamos dentro de Sarajevo?... Sim. Mas ao mesmo tempo já tínhamos deixado aquela Sarajevo que nos faz querer ficar mais tempo.
Percebemos o quanto Sarajevo e a BiH estão tão divididas, o quanto a guerra separa as pessoas e por motivos que para nós são tão difíceis de entender.

A viagem em si foi uma espécie de pesadelo, apesar de não ser assim tão longa (apenas 7h30).
Apesar de eu não ir a dormir.
Mas de noite, com as luzes apagadas, sem conseguir pregar olho, sem ninguém com quem conversar... e ainda, com alguns passageiros a festejarem a entrada na Sérvia fumando cigarros dentro do autocarro... esta viagem preencheu muitos dos requisitos para poder engrossar a minha lista das piores de sempre.

... mas nada que não se tenha curado com um café forte à chegada!

3 comentários:

Anónimo disse...

txii, mas que rebaldaria dentro desse bus!

secalhar, foi eleita uma das piores de sempre pk talvez n estivesses preparada para o que irias encontrar ;) qd já vamos mentalizados, às vezes custa e surpreende menos =)

anyway, as viagens são feitas de experiências peculiares e hilariantes...

nada que um easygoing, ou um café, não resolvam =))

ana

Vento no Cabelo disse...

olá ana!

realmente depois de algumas viagens de autocarro "nocturnas" de 15h-20h mesmo horríveis ou outras igualmente longas mas tão confortáveis que nem dei por elas esta afigurava-se muito easygoing... ehehe

não podia estar mais enganada :-)

anitA disse...

hello =)

pois, não subestimar os balcãs :D enquanto n houverem bons "carris", o bus será a alternativa mais "viável".....

já és uma rapariga muito viajada, por isso não te preocupes ;) ..foi mais uma experiência "hilariante" para juntar à colecção :D

presumo que viagens com baratas e bichos semelhantes, sejam mais difíceis de superar :X

boas viagens*

ana