Tinha muita expectativa para conhecer Sarajevo, a cidade que esteve cercada 4 anos durante a guerra declarada pela Sérvia, após proclamação da independência da Bosnia-Herzegovina (1992-1995), a cidade olímpica (inverno 1984), a cidade onde o Este se junta ao Oeste....
Quando chegamos está um tempo triste de céu carregado e cinzento.
Condiz com os prédios maltratados com as suas cicatrizes de guerra, as rajadas de tiros nas fachadas, os cantos esmurrados dos edifícios, os vidros explodidos etc...
Vemos ao longe as twin towers que foram incendiadas durante a guerra e depois assim permaneceram como a cicatriz mais marcante e visível até há poucos anos... vemos o holiday inn, o hotel dos jornalistas internacionais, o último hotel seguro da cidade...
Mas rapidamente a cidade começa a palpitar à nossa frente.
E gosto logo da vibração.
Mesmo no centro da Old Town de Sarajevo fica a Pigeon Square, assim chamada por causa do grande número de pombos que se acumulam junto à antiga fonte otomana.
Notam-se as influências à medida que percorremos a cidade.
Passeamos na Old Town ouvindo a chamada para a oração vinda das mesquitas. As ruelas são autênticos bazaares que não nos deixam esquecer da influência turca/otomana. Mas ao continuarmos pela rua Ferhadija, o domínio austro-hungaro é visível na arquitectura imperial e nas avenidas largas.
As colinas que cercam Sarajevo estão polvilhadas de casinhas de telhado vermelho que lhe dão um ar rural e pouco normal numa cidade capital. Adorei.
É uma cidade com diversidade cultural! Há raparigas de véu junto a meninas com look plastic model de mini-saia. Cafés que não servem álcool junto a cafés que só servem álcool. Bureks e esparguetes à bolonhesa.
O verdadeiro East meets West.
O verdadeiro East meets West.
Há quem diga que quem vem a Sarajevo acaba sempre por ficar mais tempo do que pensa inicialmente..
Não fugimos à regra... Mal chegamos... começamos logo a pensar em como prolongar a estadia...
3 comentários:
o east meets weast de Sarajevo sempre me despertou alguma curiosidade.
A diversidade cultural k existe em Sarajevo deve ser fantástica. Parece ter um ambiente cozy de uma vilazinha entre montanhas, mas afinal, de contas é uma cidade!
Adorei todas as fotos! a arquitectura de Sarajevo parece ter uma grande reminiscência Otomana!
Lindo, simplesmente lindo!
Ao olhar para as fotos, lembrei-me do fleah market de Atenas, mas também de Istambul (apesar de nunca lá ter estado...)
As lápides brancas são mesmo impressionantes :X
Viste as "rosas de sarajevo?" .. Também são uma grande "marca", "homenagem", aos mortos da guerra ...
Espero ir um dia a Sarajevo, mas também a mostar =)
Can't wait to see the rest of your amaizing trippp!
ana
ana,
sarajevo tb nos fez lembrar istambul :-)
vimos as rosas... são marcas dos morteiros que caíam no chão da cidade, que depois encheram com uma resina vermelha.
gostámos muito de sarajevo mas mostar é especial, principalmente porque a visitámos no ano em que a ponte foi re-inaugurada, 2004.
:-)
Sim! Apesar de nunca ter estado em Istambul, bem me pareceu que tinha algumas semelhanças (embora modestas)* Adorei as fotos! Sarajevo parece ter uma atmosfera muito muito boa!
Pois é, as rosas são as tais "marcas" especiais que ficarão para sempre, mesmo depois de as paredes deixarem de ter os buracos. Será?
Mostar também me desperta à atenção.
Deve ser bom regressar aos sítios que gostamos e que mais nos emocionam!
Bonita viagem =)
Enviar um comentário