5 de setembro de 2011

Drvengrad, a aldeia de madeira

Drvengrad é o nome da aldeia construída pelo Emir Kusturica que se situa na montanha “por cima” de Mokra Gora. Também é conhecida por Kustendorf ou Mecavnik.
Do apeadeiro há um atalho até lá cima.

Esta vila étnica nasceu do sonho do realizador de construir a sua própria vila depois de ter perdido a sua cidade natal durante a guerra (Sarajevo).
O plano era, para além de desenvolver o turismo da região e dar um novo alento ao caminho de ferro histórico de Mokra Gora, criar um sítio para fazer festivais de cinema sem passadeira vermelha, workshops relacionados com as artes, uma escola de cinema, um sítio para os amigos e para toda a gente que quisesse aparecer.

Nós aparecemos.
E quando chegamos percebemos porque Drvengrad significa “aldeia de madeira”. 






As ruas têm nomes de personalidades consideradas relevantes para Kusturica: Fellini, Che Guevara, Maradona... há um hotel, um restaurante, uma pastelaria, uma igreja, lojas e um cinema, claro...
É uma vila surreal, como os seus filmes.

NOTA – soube depois, que seguindo o mesmo conceito está em curso a construção da 2ª vila étnica, Kamengrad, a “aldeia de pedra”, a poucos quilómetros de distância, perto de Visegrad, na BiH.

Sem comentários: