9 de setembro de 2011

Sargan 8

Às 10h30 saímos do chalet no apeadeiro para entrar no comboio histórico que percorre a linha Sargan 8.
Esta linha de bitola estreita faz parte do caminho de ferro que ligava Sarajevo – Belgrado, desactivada desde 1974.

Este tramo foi reconstruído por voluntários com a ajuda de militares sérvios e é motivo de grande orgulho nacional pois foi re-inaugurada em 1999 durante os bombardeamentos da NATO a Belgrado.

Este é um troço icónico por ser o único no mundo que em planta tem a configuração de um 8 (a solução encontrada pelos engenheiros da altura para o comboio ultrapassar o desnível de 250m que existe desde Uzice até ao topo da montanha de Sargan) e apresenta-se na Sérvia como uma das suas atracções turísticas.






Pelo caminho passamos em vários túneis que nos desorientam e vamos parando em vários locais com vistas especiais ou em antigos apeadeiros.
Um deles - Golubici - é o “set” do filme do Kusturica “A vida é um milagre”, com a sua belíssima plataforma com vista para Mokra Gora e Drvengrad mais acima. Consta que foi deste apeadeiro onde o realizador escolheu o local onde iria viria a construir a sua vila cinematográfica.
A vista é fenomenal... ouve-se Goran Bregovic... e eu estou em êxtase.






Não posso deixar de me lembrar de uma certa malograda linha do Tua... num país pacífico à beira mar plantado. Pacífico demais, arriscar-me-ia a dizer.

Sem comentários: