1 de setembro de 2011

TRAIN MEMORIES: Beograd to Mokra Gora (II)

O comboio é em direcção a Uzice, cidade-hub industrial do Sul da Sérvia onde pensamos apanhar um autocarro até Mokra Gora.
Já alguma vez referi que adoro andar de comboio?
Este comboio vai para Bar, na costa do Montenegro. A viagem é muito recomendada por ser muito pitoresca, principalmente na zona da fronteira Sérvia/Montenegro.
Mas nós saímos antes. Depois de umas tranquilas 4h de viagem (3h+1h de atraso) chegamos a Uzice, uma das cidades mais tristes e feias que já vi.


Mas encontramos pessoas simpáticas. Não entendem o que dizemos mas estão prontas a levar-nos até à porta do autocarro para Mokra Gora (o segundo dos 2 autocarros que existem por dia, em direcção a Visegrad, na Bósnia-Herzegovina).
E depois ficam a dizer-nos adeus da plataforma quando este parte.
A viagem dura 1h30 e é fantástica.
Saímos da cidade e do horror paisagístico que caracteriza o centro urbano de Uzice para entrar na zona de montanhas de Zlatibor com as suas casinhas de madeira e telhado vermelho.

Ao chegar a Mokra Gora o autocarro deixa-nos no meio da estrada numa paragem imaginária.
Percebo que não fazemos ideia de onde estamos. Não vem nos mapas, mal é referenciado no guia...  nada! Faz lembrar o Portugal profundo.

E o cenário é arrasador!
Estamos num vale verde e florido com casinhas pequenas típicas de madeira. Cheira a campo. Há animais à solta. Flores silvestres. Fardos de palha e muito Sol.

Estou na Sérvia profunda e estou profundamente encantada.


Sem comentários: