14 de maio de 2013

The Black Hills

As Black Hills são uma pequena cordilheira que surge na zona das Great Plains no South Dakota e Wyoming, assim chamadas pela sua aparência escura para quem olha à distância, dada pelas árvores no meio de uma planície aparentemente estéril e amarela.

Os índios têm uma longa relação com as Black Hills que se tornou o centro da sua cultura. Aliás, em 1868, o governo dos Estados Unidos assinou o Tratado de Fort Laramie, que basicamente tornava as Black Hills isentas de presença de “pale faces”.
Entretanto alguém descobriu ouro nesta zona. E com a corrida ao ouro, os índios foram “re-assignados” a outras regiões do South Dakota.
Isto desencadeou a Guerra Sioux das Great Plains por parte dos índios Lakota e seus aliados Cheyenne e Arapaho, cujas crenças assentavam na base de que as Black Hills são o centro sagrado do universo.

Após a derrota dos índios, os Estados Unidos assumiram o controle da região, violando o Tratado de Fort Laramie. Mas os Lakota continuam ainda hoje a tentar recuperar o seu património.
Aprendi que em 1980, o tribunal dos Estados Unidos decidiu que as Black Hills foram ilegalmente tomadas e que devia ser paga uma quantia às tribos lesadas de mais de 100 milhões USD.
No entanto, os Lakota continuam a recusar dinheiro do Governo norte americano, querem as Black Hills devolvidas.
Com os juros, aquela quantia equivale a mais de 700 milhões que os Lakota ainda se recusam a aceitar.

A isto é que eu chamo amor à terra.

Sem comentários: