30 de janeiro de 2015

philipine itinerary

Ao viajar nas Filipinas com tempo limitado, a primeira coisa a fazer é calibrar as expectativas: vai ser impossível ver tudo!

Claro que sempre que saímos de casa é assim, mas nas Filipinas esse é um ponto importante por não ser um país extremamente fácil de viajar e de nos deslocarmos.

Não existe transporte ferroviário, as condições das estradas são muito más, os barcos de longo curso não são de fiar, e apesar de ser possível chegar à ilha mais remota de avião, e de estes serem baratos, o mais certo é que de uma ilha remota para outra, não existam aviões directos e seja necessário fazer backtrack (escala em Manila ou Cebu).

Depois ainda existem as “condições climatéricas adversas” a.k.a “tufões” que apesar de terem a sua época alta também têm um certo grau de imprevisibilidade associado e podem acontecer virtualmente a qualquer altura, cancelando vôos e barcos, arruinando estradas, impedindo viagens.

O “Filipino time” diz-nos que é tudo para se fazer com muita calma, por isso para estas 2 semanitas, as escolhas recaíram em 2 das zonas mais incríveis deste país:

- Os terraços de arroz de Banaue, que são património da UNESCO e presenteiam-nos com algumas das melhores hipóteses de trekking do sudeste asiático.

- A ilha de Palawan, mais concretamente El Nido e o arquipélago de Bacuit, a última fronteira das Filipinas.


1 comentário:

Viagens à Solta disse...

Olá Alexandra, estamos aqui por Lisboa a acompanhar a tua viagem nas Filipinas. Se puderes, envia mais fotos para nos fazer inveja. Beijinhos e boa viagem! Sofia