21 de agosto de 2015

viajar nos AÇORES


Planning

Para visitar várias ilhas dos Açores no Verão é essencial planear com antecedência. Isto serve para a compra dos bilhetes de avião, reservas de hotel e alugueres de carro.
A atenção deve ser redobrada para viagens no mês de Agosto. É o mês de várias festas em praticamente todas as ilhas, que coincide com as férias escolares e o regresso de muitos açorianos que estudam, trabalham e vivem fora. 
Como se sabe, o mês de Agosto também é uma altura apetecível para viajar, para muito boa gente em praticamente todo o hemisfério Norte, e o Mundo está a descobrir os Açores.

Enquanto que, nos meses de Verão, as ligações marítimas e aéreas são frequentes e até reforçadas em algumas épocas festivas, no Inverno são mais reduzidas e o melhor é estudar as opções disponíveis nessa altura, de modo a conseguir encaixar o itinerário escolhido nos horários existentes.

Transportes

A principal companhia aérea a voar para os Açores é a SATA, com vôos de Portugal Continental, algumas cidades europeias, Estados Unidos e Canadá. A TAP também voa, mas para menos ilhas, e em 2015 começaram as rotas low cost (EasyJet e Ryanair) para São Miguel.

O island hopping marítimo é assegurado pelos barcos da Transmaçor e Atlanticoline. A SATA faz os vôos inter-ilhas, para todas as ilhas.

Nas ilhas, os transportes públicos (autocarros) existem mas não são muito frequentes tornando-se pouco adequados ao corre-corre turístico habitual. É sempre melhor alugar um carro (disponível em todas as ilhas, excepto Corvo) ou pedir boleia.

Budget

Há que ser sincero, 2 semanas de ilha em ilha nos Açores, no mês de Agosto, decididas à última hora, entre passagens de avião, restaurantes, hotéis, e aluguer de carros, não sai barato.

A melhor maneira de poupar a viajar nos Açores é planear com muita antecedência e considerar acampar, nos meses de Verão. Ou então, optar por visitar as ilhas fora da época alta, quando tudo sofre uma drástica redução de preço. Outras vantagens da época baixa incluem: hortênsias no auge da sua beleza, na Primavera, mergulhos nas nascentes de água quente (ainda mais) convidativos, no Outono mais fresco, e ver o Pico coberto de neve, no Inverno.

a eterna Questão Meteorológica

Está instituído que a melhor altura para visitar os Açores é no Verão pois tem menos probabilidade de chuva. As temperaturas são sempre amenas, nunca faz muito frio nem muito calor, excepto naqueles dias de humidade 98%, em que os 25ºC normais são 25ºC feels like 35ºC.
Relativamente à chuva, é verdade que é pouco frequente ver o sol amarelo a brilhar em cima das ilhas nas previsões meteorológicas, mas dizer que "está sempre a chover nos Açores" é um bocado redutor.

Os Açores são ilhas no meio do Atlântico é natural terem um clima instável, imprevisível, uma roleta russa climatérica de “4 estações num só dia”. Mas também é natural, mesmo numa ilha pequena, haver chuva num lado da ilha e Sol do outro. Ou chuva de manhã e Sol à tarde.
Mesmo que assim não seja, e chova todo o dia em pleno Verão, haverá sempre uma água do mar a 24ºC à nossa espera para um mergulho.

Itinerário

Esta foi a minha distribuição de dias para estas 2 semanas itinerantes e inéditas no arquipélago.
Resumidamente: uma semana dedicada ao meu trio maravilha no grupo central (Faial Pico e São Jorge) e outra semana dividida entre ocidente (Flores e Corvo) e os highlights do oriente (São Miguel).

S. Jorge – 2 dias
Pico – 2 dias
Faial – 4 dias
Corvo – 1 dia
Flores – 2 dias
São Miguel – 2 dias


NOTA: Este foi o itinerário ventonocabelo. Um itinerário mais turístico/comercial provavelmente retiraria dia(s) ao Faial para, talvez com alguma lógica, acrescentar dias a São Miguel, a maior ilha do arquipélago. 
Mas eu e o Faial temos uma love story que dura há décadas. J



mais aqui


Sem comentários: