16 de maio de 2016

puerto natales

Puerto Natales fica a 2h de distância da entrada do Parque Nacional das Torres del Paine, por isso é a base de operações perfeita para organizar caminhadas, definir itinerários, comprar mantimentos, deixar mochilas.

Apesar de ser uma modesta cidade portuária, Puerto Natales floresceu como meca do trek alimentando-se do turismo de aventura. No entanto, com as suas casas revestidas a alumínio, pequenas pensões com flores à janela e restaurantes estilo “casa da avó” ainda não perdeu o charme rural endémico da Patagónia.

Puerto Natales situa-se na margem da baía Última Esperanza com uma vista infinita sobre o braço de mar a Oeste e sobre as montanhas dos Andes, que nos oferece uma calmante sensação de ponto final, de fim de estrada.

E é realmente assim. 
Puerto Natales está naquela latitude onde quase todo o território do Chile é fragmentado, composto por fiordes, ilhotas, montanhas que mergulham no mar, canais e golfos, de onde desaparecem as estradas e onde é muito mais fácil continuar de barco. É em Puerto Natales que termina a fantástica navegação de 4 dias desde Puerto Montt ao longo de praticamente toda a Patagónia Chilena.

Depois dos 4 dias de trek nas Torres del Paine, chegamos então a esta antiga vila piscatória virada para o mar que nos é estranhamente familiar. Seja onde fôr, sentimo-nos sempre em casa com um pôr do sol no mar. 
Aproveitamos para relaxar, permitindo-nos os pequenos luxos de saborear uma boa refeição, tomar um banho quente, dormir numa cama, enfim, chill out in chile.



Sem comentários: