3 de maio de 2016

torres del paine #2: vale do rio ascencio

O primeiro dia de caminhada nas Torres del Paine reserva-nos a subida ao Camp Torres, situado na base do trilho que dá acesso ao miradouro das Torres del Paine.

Este percurso divide-se facilmente em duas partes: 2h até ao Refúgio Chileno + 2h até ao Camp Torres. É hora de almoço por isso estamos a tempo de lá chegar ainda de dia, mesmo com as mochilas.

A ideia inicial era deixar parte da nossa bagagem em algum lado, de modo a aliviar a carga durante as caminhadas. No entanto, o único local onde voltaríamos mais tarde, o escritório da CONAF, na Laguna Amarga, que marca a entrada/saída do Parque e onde os autocarros param para os visitantes comprarem os bilhetes de entrada, não oferece esse serviço. Por isso, para a frente é que é o caminho.

E neste caso, para cima também.
A caminhada começa de frente para o Cerro Almirante Nieto. Vamos subindo devagar, parando várias vezes para descansar e apreciar a paisagem e eu vou pensando que se há algum sítio onde devemos caminhar sempre a olhar para a frente e também para trás, é aqui. A paisagem é incrível, para onde quer que nos viremos.

Em alguns pontos o caminho bifurca dividindo-se entre o trilho para caminhantes e o trilho para cavalos. Todos os mantimentos que abastecem o Refúgio Chileno são transportados na garupa de cavalos que fazem este percurso várias vezes por dia.

No final da primeira grande subida somos recompensados pela vista do Vale do Rio Ascencio e suas montanhas envolventes.

Mais à frente, no Refúgio Chileno, aproveitamos para fazer uma pausa e para absorvermos o ambiente de descontracção entre caminhantes. Este é o Refúgio mais próximo do miradouro das Torres del Paine, por isso é muito concorrido.

Depois continuamos atravessando uma floresta de lengas, as árvores típicas da Patagónia onde conseguimos avistar um huemul, uma espécie de veado, que está em extinção, natural da região andina sul e um dos animais icónicos do Chile (a par do condor).

Estamos sem dúvida num local ímpar no que diz respeito ao contacto com a Natureza.

Dados (aproximados): distância: 9km | duração: 4h00 | desnível total: 500m(up)