5 de dezembro de 2016

bergamo [citá alta]


Escolhemos Bergamo para fazer uma pit stop a caminho das montanhas Dolomites. Bergamo está apenas a 50 km de Milão mas é uma cidade onde já encontramos todo um novo ambiente, próprio de quem se encaminha para as montanhas, mesmo a propósito.

Começa por se dividir em Bergamo Bassa, onde está o centro da cidade moderna, os edifícios do séc XIX em diante, o trânsito, a confusão, e Bergamo Alta, a minha preferida, 100 m acima, onde a confusão é outra, uma confusão de edifícios medievais de vários andares, apinhados ao longo de ruas calcetadas praticamente pedonais, onde é possível chegar a pé ou de funicular.

O funicular chega à Piazza Mercato delle Scarpe de onde sai a rua principal de Bergamo Alta, a Via Gombito que passa a ser Via Colleoni após a Piazza Vecchia e segue a linha do antigo decúmano romano.

Bergamo Alta foi construída sobre as linhas romanas, mas é a presença dos venezianos, e a sua influência ao longo de mais de 350 anos, que mais se faz notar um pouco por toda a cidade, principalmente nas fachadas que ostentam porta sim, porta não, o Leão de Veneza, símbolo da antiga República.


Um dos grandes highlights da cidade é a Basílica Santa Maria Maggiore, na Piazza del Duomo, um maravilhoso exemplo de uma obra em contínuo progresso ao longo de mais de 500 anos, desde a sua fundação no séc XII.

Entramos na basílica atravessando o pórtico de Giovanni Campione, do séc XIV, com colunas de mármore de várias cores suportadas por imperturbáveis leões, e no seu interior apreciamos várias cenas da bíblia pintadas ao estilo do séc XVII.




  


Nunca planeei visitar Bergamo. Não é, à partida, a primeira cidade que surge quando pensamos numa visita a Itália. Mas descobri em Bergamo Alta um dos mais belos centros urbanos do norte do país, uma mistura de austeridade medieval com a Renascença, ruas para andar sem rumo em ritmo descontraído, belíssimos restaurantes, exposições de arte, onde cada recanto é melhor que o outro.

Mais uma prova de que as melhores surpresas acontecem quando menos se espera.


Sem comentários: