24 de fevereiro de 2006

'PISA'

1-Out-2003, Quarta-Feira


Pisa era um grande centro de comércio na época do império Romano, mas com a passagem do tempo foi perdendo protagonismo para outros portos como Lucca, Livorno e Génova.
Passadas as glórias imperiais, é hoje famosa pela sua torre inclinada... a torre mais inclinada de Itália (e do mundo?), pois torres inclinadas é que não faltam por lá.

Foi aqui que nasceu Galileo, no ano em que morreu Miguelângelo, e aqui estudou a aceleração da gravidade deixando cair objectos do cimo da torre inclinada.
Negar a Teoria Geocêntrica e defender a Heliocentrismo, que diz que a Terra se move à volta do Sol e não o contrário, fez com que Galileo fosse excomungado pela Igreja. Mas para se livrar à morte na fogueira – onde morreram outros estudiosos avançados demais para o seu tempo, como Nicolau Copérnico - Galileo negou a sua teoria num tribunal em público. Mas, consta que ao sair da sala terá proferido as palavras que o vincaram eternamente na história “No entanto, Ela move-se”...

O Campo dei Miracoli, onde estão o baptistério, a catedral e o seu campanário (a torre) tem um relvado super verde e é muito agradável passear lá...


A Torre de Pisa começou a ser construída no século XII. Dada a constituição arenosa do terreno das fundações, não tardou para que os problemas com a inclinação começassem a aparecer. Ainda só estavam construídos 3 dos 8 andares quando o afundamento de um dos lados se começou a notar.
Os arquitectos da Torre tentaram corrigir o problema fazendo os andares seguintes com altura variável, o que resultou num edifício ligeiramente curvo, mas isso só agravou o problema, a torre afundou-se ainda mais devido ao aumento do peso mas acabou por ser concluída mesmo inclinada, 200 anos após o início.



Esta torre exerce grande fascínio sobre mim. Se calhar é porque corre risco de colapsar... Com o gradual aumento da inclinação tiveram que ser tomadas medidas... No inicio do século XX foram injectadas toneladas de argamassa no solo mas isso continuou a piorar a situação. Fizeram-se estudos nos anos 80 que indicavam que a torre se desmoronaria em 20 anos. O seu acesso foi interditado ao público e a torre até foi amarrada com cabos de aço. Finalmente concluiu-se que a solução seria retirar terras debaixo da torre de modo a que esta estabilizasse a sua inclinação.





mais Itália:


Roma Assis Siena Toscana Firenze Padova Venezia Verona Milano

Sem comentários: