18 de fevereiro de 2006

'ASSISI'

30-Set-2003, Terça-Feira

No caminho para o Norte, tomou-se a “Estrada del Sole”, que é a estrada que liga o Sul ao Norte da Itália ao longo de mais de 1200km.
Assim que entrámos na provincia da Umbria caiu sobre nós uma neblina espessa que eu achei muito alegórica (Umbrae=sombra)!

Em Assis visitámos a Basílica de S. Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos – voto de pobreza, castidade e obediência.
Na realidade são duas Basílicas: a Inferior, de estilo romano, arcos arredondados, paredes e tectos cobertos de pinturas de fundo dourado de inspiração bizantina. E a Superior, de estilo gótico, com os frescos que constituem a obra máxima de Giotto e contam a vida do santo.



Giotto rompeu com a corrente bizantina da arte e os seus frescos deixaram de ser dourados e passaram a dar mais importância aos animais, anjos, céu azul. São do século XIII e XIV, antes do Renascimento. Cimabue, o mestre de Giotto, pintou a imagem mais famosa de S. Francisco, de 1280, que está aqui numa parede.
Mas adorei os frescos de Giotto...


A arte e a religião andavam de mãos dadas antes do “quatrocento italiano” que foi marcado pelo Renascimento com artistas como Boticelli, Miguelangelo, Rafael, Leonardo, Caravaggio. Como gosto imenso deste período revolucionário da Arte deliciei-me com as andanças por estas paragens.

É também nesta cidade que está a Basílica de Sta Maria dei lei Angeli, que marca o local onde morreu S. Francisco. Também foi aqui neste local que S. Francisco iniciou Sta Clara à Ordem dos Franciscanos cortando-lhe os cabelos...
... pois.

mais Itália:
Roma Siena Toscana Pisa Firenze Padova Venezia Verona Milano

Sem comentários: