3 de março de 2006

'FIRENZE'

1-Out-2003, Quarta-Feira


Florença é a cidade-berço do Renascimento, aqui criaram Leonardo, Boticelli, Donatello, Miguelângelo.
A visita começou na que deve ser a minha igreja preferida de
sempre: Basilica Sta Croce.


Sta Croce é uma igreja Franciscana, o chão de terracota e o tecto de madeira (com 600 anos) vão de encontro à ideologia de pobreza da Ordem que até procurava construir as suas igrejas com os materiais mais pobres.
Aqui repousam grandes vultos da cultura italiana... e os seus túmulos são obras de arte incontestáveis pois são acompanhados por estátuas que representam as suas artes.

O túmulo de Galileo está ladeado pela Astronomia e pela Geometria. Por sua vez, Miguelângelo está acompanhado por 3 estátuas: Pintura, Arquitectura e no meio, Escultura, a sua preferida e verdadeiramente triste com a morte do mestre. Dante, o autor da Divina Comédia, também tem aqui o seu túmulo honorário, só honorário pois ele foi exilado de Florença. O seu verdadeiro túmulo está em Ravenna com uma lamparina permanentemente acesa com azeite vindo precisamente de Florença, onde não pôde regressar. Dante protagonizava com Beatriz o amor proibido de Florença, como o Romeu e Julieta de Verona e o Pedro e Inês de Portugal. A sua maior obra chamava-se inicialmente apenas Comédia, mas Miguelângelo quando a leu apelidou-a de Divina. Ao lado do seu túmulo honorário repousa uma Poesia chorosa. Também está aqui o túmulo de Rossini, e a Música escuta os sons vindos do seu interior. Verdadeiramente poética esta igreja...

O melhor de Florença, pelo menos quando comparada com Roma, é o poder-se andar agradavelmente a pé para todo o lado.
A uma curta caminhada de distância está a praça do Duomo, Sta Maria dei Fiori. Famoso pela sua enorme cúpula projectada por Bruneleschi.


Na Piazza dela Signoria encontramos a réplica do David de Miguelângelo, um dos ex-libris da cidade. Feito de um só bloco de 5m de altura de mármore de Carrara, é considerado a melhor representação de sempre do corpo masculino em escultura. Miguelângelo tinha 29 anos quando o esculpiu, há 500 anos.
Esta praça está cheia de obras de arte, parece um museu ao ar livre. Uma das minhas peças preferidas é o sensualíssimo Rapto das Sabinas, de Giambologna.


Perto da Piazza dela Signoria está a Galeria dos Ufizzi (ufizzi=escritórios), que alberga uma colecção de mais de 1400 quadros de imensos pintores renascentistas... incluindo o famosíssimo “Nascimento de Vénus” de Boticelli.


No Mercado da Palha esfregou-se o nariz do Javali (um dos símbolos de Florença) para dar boa sorte... e regateou-se.

Mais à frente atravessamos a Ponte Vecchio, a única ponte da cidade que não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, dado o seu valor histórico e rapidamente chegamos ao Palazzo Pitti, o palácio da segunda maior família de Florença, rivais dos Medici.



É óptimo caminhar por estas ruas... as pessoas são simpáticas, as ruas são lindas, há pinturas nas paredes das casas, janelinhas verdes em paredes amarelas... o ambiente medieval muito presente.


mais Itália:
Roma Assis Siena Toscana Pisa Padova Venezia Verona Milano

1 comentário:

Anónimo disse...

é mesmo aqui...