9 de fevereiro de 2012

Onde os comboios têm nome

Não adoram quando os comboios têm nome?
Claro que a Índia não é o único país onde isto acontece. Mas é o país com o maior sistema ferroviário do mundo e isso, confesso, é uma das características que para mim, enquanto train lunatic, é das mais apelativas quando decido pôr a mochila às costas.

Quando se decide viajar de transportes públicos, viajar de comboio dá-nos outra liberdade.
Normalmente tem-se mais espaço que num autocarro, é possível ler e escrever sem ficar tonto, aproveitar para esticar as pernas, mudar de ares, apanhar ar, conversar com mais pessoas e dormir mesmo na horizontal. Num autocarro muitas vezes ficamos presos horas a fio na mesma posição, não há margem para grandes manobras e se temos o azar de ficar na última fila numa estrada esburacada, então o melhor é trazer o capacete. 
Felizmente, a história do descolamento da retina é mito.
E muito importante, viajando de comboio não se perde a conexão com a terra que desaparece sempre que apanhamos um avião, não se perde a noção dos quilómetros percorridos e de como a paisagem evolui e se transforma.

Os comboios têm todos um número.
Mas, talvez por viver num continente onde a maior parte dos comboios não têm nome, são TGV’s e EUROSTAR’s, são INTERCIDADES 1, 2 ou 3... adoro quando chego a uma plataforma indiana e vejo nomes em vez de números: Grand Trunk Express, Darjeeling Mail, Shiv Ganga Express... todos os comboios do país com o maior sistema ferroviário do mundo, mesmo que façam um percurso semelhante têm um nome! E isso passa-me um feeling de familiaridade.

... mas isto de andar num comboio com nome transformou-se num privilégio... é que nos outros sítios, parece que eles se transformaram em comboios de luxo... até o nosso, o melhor amigo dos interrailers portugueses, o Sud Express... (!!)

4 comentários:

Lilian Knoblok disse...

olha... venha tomar um trem aqui em sao paulo numa sexta a tarde...vai ver que experiencia de contato com o proximo rsrs... os trens tem o nome do seu destino final, mas naquele conglomerado de gente voce esquece até o seu próprio nome, se torna parte da massa.

Vento no Cabelo disse...

:-) bela sugestão!

MH disse...

Não me parece que seja assim tão agradável... mas, enfim

eastern lemur disse...

Numa viagem de comboio por vezes o destino torna-se menos importante que a viagem em si e sentir que o comboio onde vamos está intimamente ligado com essa experiência torna a aventura mais única. Vivam os comboios personalizados!!!