3 de dezembro de 2008

Domingo em Chiang Mai

2-Novembro-2008

Depois de 6h de tortura numa viagem de autocarro pelas montanhas, que me fez relembrar o quanto adoro andar de comboio, chegamos derretidos a Chiang Mai.
Ficamos na Lai-Thai Guesthouse onde aproveitamos para relaxar antes de sair novamente.

Como é domingo há milhares de pessoas na rua num frenesim histérico para o mercado semanal. Os templos estão abertos e nos jardins que os rodeiam montam mesas de picnic onde se pode comer. Vende-se comida por todo o lado. Ensinam-me que os noodles/pad thai se polvilha com açúcar e amendoins antes de comer. De colunas gigantes ouvem-se cânticos “zen” e mensagens de paz em várias línguas.

A rua principal no centro da cidade é transformada numa rua pedonal onde o mercado é montado. Vende-se artesanato, fotografias fantásticas, peças de roupa. É muito difícil circular na rua. Impossível de descrever... Só vendo:



(Fotos: archives.fortes.com)

Vemos, entre outros, o Wat Phra Singh, o maior complexo de templos da cidade. Lindíssimo.
Há muitos Wats (templos) na Tailândia, principalmente em Chiang Mai, mas não se limitam a ser apenas locais de oração. São escolas, orfanatos, centros de desintoxicação, instituições de caridade.






Mas Chiang Mai também é conhecida pela sua cozinha. Há muitas pessoas que chegam a esta cidade para se inscreverem nos muitos cursos de culinária tailandesa. Escolas não faltam por isso tivemos a oportunidade de experimentar esta caprichosa e requintada cozinha... galinha com caju e lemon grass, ligeiramente picante... *humm* delicioso.

No final do dia as pessoas juntam-se em cadeirões gigantes no meio da rua onde se dão massagens aos pés.... bem que eu precisava...

2 comentários:

Anónimo disse...

mercados, pessoas, templos e comida.
Estes tailandeses sabem viver.
As fotos estão muito boas.
As referências culinárias sempre presentes, agrada me muito esta parte de ir, ver e saborear...

Anónimo disse...

chiang mai,... já fixei este nome... estes mercados de rua dão cabo de mim... e então com massagens aos pés ... acho que vou adorar ...