4 de setembro de 2015

FAIAL, the blue


A Horta é uma cidade marinheira e o Faial é, desde há centenas de anos, uma paragem obrigatória para quem atravessa o Atlântico.

Começou como grande entreposto da navegação entre a Europa e a América: pela baía da Horta passaram as frotas baleeiras norte-americanas e os vapores que cruzavam o Oceano Atlântico.

Mais tarde os cabos telegráficos submarinos fizeram da Horta o centro nevrálgico das telecomunicações do nosso hemisfério.

Os primeiros hidroaviões que atravessaram o Atlântico Norte também faziam escala na Horta e hoje em dia, não há marinheiro na sua expedição “round the world” que não conheça um dos portos de abrigo mais acolhedores do Atlântico, a Marina da Horta.

O Faial também é o meu porto de abrigo no Atlântico. 
Aqui ficam algumas das coisas que mais gosto de fazer quando estou na ilha azul:


1 – Dar um mergulho na praia do Almoxarife

A 1ª coisa que qualquer pessoa deve fazer assim que chega ao Faial, naquela que é provavelmente a praia com a paisagem mais bonita dos Açores

2 – Ir ao Vulcão dos Capelinhos


No extremo ocidente da ilha, encontramos o Vulcão dos Capelinhos, que teve origem na erupção histórica de 27 Setembro de 1957, uma erupção que durou aproximadamente um ano.

Desses dias sobrou-nos o velho farol que a tudo assistiu, firme, e este pedaço de terra que foi acrescentado à ilha, qual superfície lunar de que as cinzas e escórias vulcânicas tomaram conta. Um pedaço de terra que não é deste mundo.

Hoje é possível visitar um fantástico Centro de Interpretativo inaugurado na altura das comemorações das 50 anos da erupção, onde se pode aprender sobre vários fenómenos vulcânicos, nomeadamente aqueles que levaram à formação do arquipélago dos Açores e subir ao farol entretanto reabilitado. 



3 – Fazer um picnic no Capelo e intervalar com um mergulho no Varadouro 



4 – Passear na Caldeira

No coração da ilha do Faial encontramos a sempre impressionante cratera do vulcão que esteve na origem da ilha, são dois quilómetros de diâmetro e cerca de 500 metros de profundidade.

No fundo, um pequeno cone vulcânico revestido da primitiva floresta de Laurissilva e uma lagoa de água e musgos pintam a paisagem num maravilhoso misturar de verdes.

A Caldeira é minha redoma encantada e é impossível o coração não me bater mais rápido enquanto percorro este pequeno túnel... 



5 - Fazer percursos pedestres


O Faial está a tornar-se uma meca de trails e percursos pedestres. Cada vez há mais trilhos novos e antigos caminhos rurais que ligavam as povoações mais isoladas, que entretanto foram desbravados e preparados para os entusiastas das caminhadas. 

É possível atravessar a ilha de costa a costa, da Ribeirinha aos Capelinhos, acompanhando a evolução geológica da ilha, passando pela Caldeira e pelos “10 Vulcões”. Mais info aqui.


6 – Perceber porque o Faial é a ilha azul

azul do céu, do mar e das hortênsias

7 - Provar delícias gastronómicas

Lapas, maçarocas de milho cozidas com funcho, massa sovada, linguiça com inhame, morcela e bolo lêvedo. É melhor esquecer a balança!




8 - Era uma vez... no Farol da Ribeirinha

O Farol da Ribeirinha foi inaugurado em 1919 e destruído pelo sismo de 1998. 
Não foi demolido graças aos apelos da população e por isso ali se mantém, em equilíbrio aparentemente instável, quase há 20 anos.  

As vistas sobre o Pico, São Jorge e Graciosa e a tranquilidade que encontramos deste lado da ilha obrigam-me sempre a passar por aqui.


9 - Ir do Monte da Guia ao Monte Queimado

Um dos novos percursos pedestres do Faial, mesmo às portas da cidade da Horta, começa na antiga fábrica baleeira do Porto Pim, percorre a costa pelo atalho do Neptuno, sobe ao miradouro do Monte da Guia, desce pelo atalho do Bacalhau, e sobe novamente o Monte Queimado ali ao lado.

São 3km de sobe e desce que terminam com um mergulho no Porto Pim. 
Se a maré estiver baixa, o mais certo é a caminhada continuar dentro de água. :)


10 - Fazer snorkeling no Porto Pim

Tão bom

11 - Ver a Horta ao nascer do Sol




12 – Laurear a pevide na semana do mar

A Semana do Mar é uma das festas de Verão de referência dos Açores. Na primeira semana de Agosto, o mar é o protagonista das festividades.

Regatas e provas náuticas, música, gastronomia, artesanato, exposições, passeios de botes baleeiros, e muita animação estão garantidos.


13 – Ver o Forte de Santa Cruz

na Horta, since 1567

14 - Descobrir pinturas novas na marina



A Marina é um ponto de paragem obrigatório. 
Para quem visita a ilha e para os marinheiros que atravessam o Oceano Atlântico. Para boa sorte, deixam pinturas nos muros. Gosto de descobrir pinturas novas mas adoro ver que tal como eu também há quem vá voltando ano após ano.



15 - Beber um gin no Peter

Outra grande referência e ponto de encontro para os marinheiros e também para todas as outras pessoas que andam nas suas andanças atlânticas.

há coisas que não passam de moda

16 - Ver as vistas do Monte Carneiro


17 - Ver baleias e cachalotes

Tal como o Pico, o Faial também mantém bem viva a tradição baleeira. Aqui podemos ver dezenas de espécies de cetáceos, do golfinho à baleia azul e aos cachalotes. Os antigos postos de vigia continuam a ser ocupados todos os dias por olhos atentos à procura das baleias no mar.

A época alta do avistamento de cetáceos nos Açores é na Primavera e início do Verão.

Também podem mergulhar com tubarões. Perguntem ao Norberto. Nisso não me meto. :)

18 - Dar ainda outro mergulho na praia mais selvagem da ilha

Praia da Fajã

19 - Ver o Pico sempre à espreita



20 - Conhecer a ilha a cavalo

Num daqueles casos de amor à primeira vista, a Anja e o Victor apaixonaram-se pelos Açores há mais de 20 anos e entretanto trocaram a Alemanha pelo Faial. 
Com eles trouxeram o amor pelos animais e organizam excelentes passeios a cavalo pela ilha. No Pátio


21 – Encontrar praias "secretas"

mas esta não vou dizer onde fica :)

3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Amanhã arranco para os meus Açores e para o Faial e São Miguel.
Alguma coisinha de lá? :-)

CAP CRÉUS disse...

Só para te informar de que estive na tua praia secreta :-)
O segredo fica bem guardado.

Vento no Cabelo disse...

:-)